Com o Campeonato Brasileiro chegando ao fim o Botafogo precisa projetar o elenco para a próxima temporada. Quem deve ficar no Botafogo em 2019? Essa resposta é muito complicada se formos analisar momentos de alguns jogadores, pois a maioria enfrentou altos e baixos ao longo do ano. Com um orçamento muito curto, não é possível cometer erros com apostas equivocadas. É fundamental escolher de maneira cirúrgica.

Quem deve ficar no Botafogo em 2019 é algo a ser analisado com muita cautela. Porém, não chega a ser complicado perceber quem não pode ficar. São aqueles jogadores que passaram a maior parte ou toda a temporada deixados de lado e quando foram chamados não renderam o esperado. Reservas de carteirinha e que pouco produziram não podem seguir no clube. Neste cenário, Luis Ricardo e Dudu Cearense, por exemplo, já não possuem mais espaço. Nada contra os profissionais, que fique bem claro.

Se é complicado analisar os que não têm mais espaço, alguns que deram conta do recado continuam com espaço. Gatito Fernández e Jorl Carli, por exemplo, não deixam dúvidas sobre a qualidade deles. Marcinho, cria do clube e elogiado por Tite, e Igor Rabello provavelmente receberão sondagens de fora, assim como Matheus Fernandes, com negociações encaminhadas. Marcelo Benevenuto é outro jovem que pode ser muito bem aproveitado. Luiz Fernando foi o reforço que mais produziu e tem espaço em um meio-de-campo que ganhará em qualidade se João Paulo voltar a ser o de antes da contusão. Erik é outro reforço que mostrou ser muito útil.

Espinha dorsal já conta com alguns nomes

Alguns outros jogadores dependeriam da relação custo-benefício e da falta de opções no mercado. Digo isso, pois, por exemplo, não adianta se desfazer de Leonardo Valencia se não trouxer um meia de qualidade.

O Botafogo já tem uma base com nomes como Gatito Fernández, Joel Carli, João Paulo e Luiz Fernando, além de peças que podem ser muito úteis. Porém, não dá para abrir mão de contratações de qualidade que possam dar peso ao plantel. A criatividade vai precisar estar em alta em um cenário com dinheiro curtinho. E na sua opinião. Quem deve ficar no Botafogo em 2019?

LEIA TAMBÉM:
CEP ou Mufarrej? deixo a escolha para depois
Vamos falar de arbitragem?
Botafogo x Roger: Atacante perdeu chance de ficar calado
Botafogo não pode ceder Caio Alexandre de graça
Leonardo Valencia ainda tem muito a dar ao Botafogo
Renan Gorne, Lucas Campos, Leandro Carvalho… Botafogo deve ter um timaço
Moreira Salles no Botafogo: clube já viveu épocas douradas
Botafogo e os pontos que ficaram pelo caminho 
Botafogo precisa começar a planejar 2019