Martín Anselmi vai dirigir o Botafogo a partir de 2026. A diretoria deu a ele carta branca para indicar reforços e pensar no plantel. O treinador tem um estilo de jogo muito claro e que pode ser muito bom para o Glorioso. Mas levando isso em consideração, quem sobe e quem desce no elenco do Botafogo com Martín Anselmi?
Começando pelo gol, Léo Linck vai ter sérios problemas com o novo treinador. O goleiro não sabe sair jogando com os pés. Uma prova disso foi o gol que ele deu ao Corinthians no Campeonato Brasileiro, enviando uma bola no fogo para Newton. Os arqueiros de Anselmi precisam sair jogando com a bola, pois muitas vezes são responsáveis por inversões de jogadas. O Botafogo segue precisando de um goleiro.
MAIS! Qual o principal erro do Botafogo em 2025?
Vitinho vai crescer com Anselmi

Vitinho vai ser muito importante. Os laterais precisam de fôlego pois eles são fundamentais na organização tática do treinador, tanto na defesa, como no ataque. Isso vai obrigar o Glorioso a contratar um lateral com velocidade na esquerda, pois apenas Alex Telles não vai dar conta. Tenho certeza de que Cuiabano, se voltar, vai crescer muito com o argentino.
MAIS! Botafogo não pensa em seu principal reforço para 2026
Na zaga, os zagueiros também precisam saber sair jogando ou lançar. Alexander Barboza e David Ricardo sabem fazer isso bem, embora o segundo possa ser negociado com o futebol italiano. Marçal ganha também pela velocidade e precisão nos passes. Mas o Botafogo vai ao mercado em busca de mais opções a pedido do comandante.
MAIS! Quem está certo nos bastidores do Botafogo?
Marlon Freitas foi embora e isso é ruim, pois sabia virar bem o jogo, outra exigência de Anselmi. Mas quem vai crescer com o argentino é Danilo. O volante pode se tornar a válvula de escape que Anselmi tanto pede. Um volante com capacidade de receber a bola, fazer o giro e iniciar o ataque. Newton não tem este perfil. O Botafogo também vai buscar nomes para a posição.
Anselmi gosta de atacantes específicos

Os meias atuais não serão problemas. Joaquín Correa, Santiago Rodríguez e Álvaro Montoro, além de Savarino, se encaixam no perfil de Anselmi. Quem vai ser bem aproveitado também é Jordan Barrera. Isso porque a transição, um ponto forte do Botafogo nos últimos anos, se juntando com Anselmi, será meio que a fome com a vontade de comer. Vide o que o treinador, campeão pelo Independiente del Valle, fez no clube equatoriano.
O comando do ataque é que vira uma incógnita. Anselmi gosta de quem busca a bola, mas sabe prendê-la na frente também. Arthur Cabral tem condições para isso? Kadir creio que sim. Mas é muito peso ainda. Chris Ramos tem perfil? Talvez o Glorioso tenha que buscar um artilheiro no mercado. E você, torcedor, acredita que quem pode crescer com Anselmi no Botafogo?