Renato Paiva parece ter percebido erro do Botafogo antes de outros técnicos do clube

Renato Paiva parece ter percebido erro do Botafogo antes de outros técnicos do clube
Vitor Silva/Botafogo

Ainda é cedo para falar. Não vimos o Botafogo jogar sob o comando de Renato Paiva. Mas por suas declarações é possível perceber que ele pode ter reparado antes de seus antecessores um erro que fez o Glorioso sofrer em alguns jogos. Falo do espaço entre as linhas, o que facilita a vida dos adversários quando retomam a bola. Renato, que foi muito bem avaliado, já está atento ao fato.

O Botafogo de Luís Castro demorou a entender isso. O treinador português tinha a sua definição de jogo, correta como o tempo mostrou, mas que levou muito tempo para tomar corpo justamente pelo espaço entre ataque/meias e a defesa. Isso é facilmente percebido quando um time perde a bola.

MAIS! Presidente da Conmebol erra ao falar do Botafogo

Quando Luís Castro saiu, Bruno Lage e Lucio Flavio se perderam e o Botafogo voltou a apresentar este erro, comum nos primeiros meses de Luís Castro na função. Tiago Nunes também teve sérias dificuldades diante desta desafio. Falo desafio porque muitos técnicos, preocupados em definir funções reais em campo, não prestam a devida atenção ao erro.

MAIS! Vários atos que mostram incoerência da mídia com o Botafogo

Fabio Matias também teve méritos

Fabio Matias fez bom trabalho no Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Fabio Matias foi quem percebeu isso mais rapidamente de todos os treinadores recentes do Botafogo. Com ele, porém, o time claramente cometeu este erro, de forma bizarra, na derrota de 3 a 1 para o Junior na estreia na fase de grupos da Libertadores. Justiça seja feita, ali a zaga contribuiu demais para a tragédia.

MAIS! Botafogo acertou ao apoiar Ednaldo?

Artur Jorge não demorou muito a perceber. Mas sim a corrigir pois insistiu com alguns jogadores atuando junto no começo de trabalho. Basta lembrar o esquema com quatro atacantes que ele implementou nos primeiros confrontos pelo Glorioso.

Renato Paiva falou sobre o assunto

Renato Paiva pode ensinar caminho ao Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Na sua entrevista de quinta-feira, Renato Paiva falou do assunto.

– Eu não consigo conceber que nós estejamos na área adversária com a linha média e avançada e que a linha defensiva esteja 10 metros atrás da linha do meio campo. Não vejo o jogo dessa forma. O desafio é exatamente esse, juntos dentro do campo e juntos fora do campo. Nós e a torcida – disse ele.

MAIS! O que esperar do grupo do Botafogo na Libertadores?

Não aceitar que seu time tenha muitos espaços entre os setores é um passo importante para qualquer treinador ter um bom desempenho à frente de um grande clube. Assim acredito que Renato Paiva larga na frente em um quesito muito importante.

Comentários