O Botafogo de certa forma foi beneficiado com a mudança no calendário do futebol brasileiro. Logo parte da mídia tratou de gritar ao lembrar que o clube não garantiu a classificação ainda para a Copa do Brasil. Algo que se concretizou com a decisão de se incluir automaticamente os 20 times da elite do futebol nacional no torneio. Mas com a vaga na Libertadores bem encaminhada, é até feio falar que houve benefício. Entretanto é preciso lembrar que o calendário vai exigir muito do Glorioso e não só dele.
Com o Campeonato Carioca sendo disputado em paralelo ao Campeonato Brasileiro, muito provavelmente os clubes vão ser forçados a ter elencos gigantescos. Mas isso se não alterarem o regulamento dos Estaduais, que obrigam os clubes a escalarem os titulares após um determinado número de rodadas. É praticamente ter dois times.
MAIS! Tipo de protesto da torcida do Botafogo foi justo?
Quando o Campeonato Carioca terminar, o Botafogo terá a Libertadores para se preocupar, além da Copa do Brasil. Voltando assim a uma realidade cruel, mas que já faz parte da rotina dos times. Além disso com o peso de primeiros meses puxados.
MAIS! Botafogo sofre com a indisciplina de um dos seus líderes
Textor vai precisar entender novo calendário

Levando em conta o desgaste do Brasileirão, não haverá mais a possibilidade de engrenar ao longo do ano. Algo que vai exigir o planejamento inclusive para ter um elenco em condições de brigar.
MAIS! Botafogo agita bilhões no mercado de petróleo
Sabemos que não é só o Botafogo quem vai passar por isso, mas é quem olhamos aqui. Mas por isso John Textor vai precisar entender que dessa vez não dá mais para ignorar o começo do ano. Espero que tenha aprendido a lição. Assim toda a torcida espera.