O Botafogo superou o Fortaleza, em jogo com muitas lições, e está na próxima Copa Libertadores. Agora depende da Copa do Brasil para saber se vai para a fase de grupos ou para a etapa de eliminatórias. Matematicamente foi dito que a vaga veio na vitória de 3 a 2 sobre o Grêmio, na 35ª rodada. Mas após todos os resultados a conclusão é outra e surpreendente. Qual jogo classificou o Botafogo para a Libertadores?
Pois bem senhores. O abismo entre o chamado G-7 e as demais equipes foi uma marca deste Campeonato Brasileiro. E o Botafogo sempre integrou este primeiro pelotão. O G-7 finalizou com o Bahia, que ficou com 60 pontos. Fora da zona de classificação, o time melhor colocado é o São Paulo, com 51 pontos. Portanto, qualquer time que chegasse aos 52 pontos estaria no chamado G-7.
MAIS! Quem pode integrar a barca botafoguense em 2026…
Diante desses fatos vem a questão: Qual jogo classificou o Botafogo para a Libertadores? O jogo, logicamente, é aquele que fez o Botafogo atingir 52 pontos. E este jogo foi o empate sem gols com o Vitória, em Salvador (BA), no dia 9 de novembro. O duelo, da rodada 33, aconteceu há exatamente um mês. Ou seja, há um mês que o Botafogo se garantiu na Copa Libertadores de 2026.
Botafogo desmonta discurso crítico

Isso significa que se tivesse perdido de Sport, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza, o Botafogo teria se classificado para a etapa eliminatória da Libertadores. Claro que foi importante vencer três desses jogos e empatar outros dois. Afinal de contas, será possível jogar a fase de grupos, a depender da Copa do Brasil.
MAIS! Quais as carências do Botafogo para a temporada 2026?
Antes que me digam que isso é cultura inútil ou de nada serve, vamos relembrar que o Botafogo vem sendo alvo de críticas por sua temporada. E logicamente muitas são justas e a gente queria canecos. Mas se o Botafogo está mal, eu não queria estar na pele de Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Vasco e muitos outros.









