O ano de 2024 está chegando ao fim e resolvi fazer um top 5 dos grandes jogos do Botafogo em 2024. Não necessariamente são as melhores atuações do Glorioso. Mas são jogos que não vão sair da cabeça do torcedor botafoguense de tão cedo.
A lista logicamente se concentra na Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, que marcam as duas principais conquistas botafoguenses no último ano. E não foi fácil fazer esta seleção pois o Botafogo jogou muita bola neste ano. Veja se concorda com a relação.
MAIS! Botafogo e as armas para reforçar o elenco
Vamos a eles:
5 – Botafogo 5 x 0 Peñarol

Por tudo o que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro naquele dia a goleada botafoguense não poderia ficar de fora desta lista. O segundo tempo foi a melhor atuação de um time no Brasil em 2024. Savarino, Luiz Henrique, Thiago Almada e Igor Jesus deram uma aula de futebol.
MAIS! Quem tem boca?… Botafogo e o ‘pavor’ do Peñarol
4 – Botafogo 4 x 1 Flamengo

Não apenas pelo placar dilatado, que poderia ter sido maior, mas pelo baile. Sendo honesto mesmo, o mais legal foi a ver a cara do Bruno Henrique após a partida. Teve que engolir o choro. Um show botafoguense que deixou o rival falando fair play financeiro até hoje.
MAIS! Botafogo pode ter boas surpresas no começo do ano
3 – São Paulo 1 x 1 Botafogo

Confesso que cheguei a passar mal durante o jogo. E olha que foi quando ainda estava 1 a 0 graças ao gol do Thiago Almada. O empate, com provocação da mídia, tornou a classificação para as semifinais da Copa Libertadores ainda mais gostosa. Foi nos pênaltis que o Botafogo começou a mostrar que este ano seria diferente.
2 – Palmeiras 1 x 3 Botafogo

Ali o Botafogo mostrou quem era o grande time do ano de 2024 no Brasil e na América do Sul. Gregore abriu o placar e Savarino praticamente garantiu a vitória. O gol de Adryelson, expulso nos 4 a 3, foi a cereja no bolo. Há quem diga que aquele jogo foi importante até mesmo para a conquista da Libertadores.
MAIS! A incrível fila que mostra a força do Botafogo
1 – Atlético-MG 1 x 3 Botafogo

Não poderia ser outro jogo. A finalíssima da Copa Libertadores foi um dos jogos mais épicos não apenas da história do Botafogo ou do torneio e sim do futebol mundial. Da expulsão de Gregore até o minuto final foi puro sofrimento.
Quando Luiz Henrique abriu o placara sorte começou a mudar. O pênalti convertido por Alex Telles deixou claro que tinha algo escrito nas estrelas. Nem o gol de Eduardo Vargas diminuiu a confiança, que se transformou em grito de alegria no gol de Júnior Santos e no apito final do árbitro.
Jogo extra – Botafogo 2 x 1 São Paulo

Não dá para ser top 5. O jogo esteve longe de empolgar e muito menos foi de grande qualidade. Mas não dá para deixar de fora o jogo do título do Campeonato Brasileiro. O golaço de Gregore valeu demais, ainda mais por tudo o que aconteceu com ele na final da Libertadores. Foi o grande fim de uma temporada brilhante.