A torcida do Botafogo tem todo o direito de reclamar da temporada. O time disputou seis títulos e não ganhou nenhum. O planejamento teve vários erros. O técnico escolhido atualmente está longe de agradar. Mas o tipo de protesto foi justo? Sem defender John Textor, que errou demais em 2025, vamos analisar alguns dos dizeres: “Palhaço e vigarista”.
Textor de fato vendeu muitos jogadores importantes. Mas a maioria dos clubes brasileiros venderia a maior parte dos atletas que se foram se tivessem recebido propostas parecidas. Fora que não dá para dizer a John e Igor Jesus que eles não vão jogar na Premier League, sonho de qualquer atleta. Gregore não tinha como segurar. Thiago Almada queria a Europa, assim como Luiz Henrique. Além disso, não dá para se iludir e acreditar que uma SAF não é um negócio, pois é uma empresa e ela visa lucro.
MAIS! Novo rumo… a chance de o Botafogo voltar a jogar bem
Apesar disso Textor não tentou repor à altura? Léo Linck, Neto, Kaio Pantaleão, Danilo, Artur, Álvaro Montoro e Santiago Rodríguez, todos esses, tiveram as suas contratações elogiadas pela imprensa. Todos. David Ricardo está longe de ser um mau zagueiro. Jordan Barrera está com a seleção sub-20 da Colômbia e é muito promissor. Se parte deles não entregou o esperado, de certa forma faz parte do risco do futebol. Portanto, dizer que não houve reposição é um pouco pesado.
MAIS! Botafogo sofre com a indisciplina de um dos seus líderes
Textor errou muito no planejamento do Botafogo

Se falarmos de planejamento, aí Textor tem mesmo que se calar. Foi o caos. Um erro atrás do outro. Errou ao escolher Carlos Leiria, demorou a trocá-lo, foi lerdo ao trazer Cláudio Caçapa, não agradou com Renato Paiva e fez de Davide Ancelotti a cereja de um bolo estragado. Admitiu que errou muito no planejamento. Mas será que ao ponto de ser chamado de vigarista?
MAIS! Botafogo agita bilhões no mercado de petróleo
No seu ano de crise, o Botafogo está na quinta colocação do Campeonato Brasileiro e com boas chances de disputar a próxima Copa Libertadores. Ou seja, até os problemas criados subiram de patamar. Ou alguém tem saudades do Nelson Mufarrej?
MAIS! Botafogo causa constrangimento na transmissão no Morumbis
Portanto, protestar faz parte do jogo desde que seja sem violência. Mas vamos analisar até quanto este protesto é certo ou é motivado por parte de uma imprensa que adora colocar fogo no Glorioso. Quanto ao Textor, que reveja seus erros. Foram muitos. Mas que consiga se redimir nesta reta final de ano e em 2026. Tem saldo pelo 2024 e que saiba aproveitá-lo.