A SAF do Botafogo assumiu o controle do futebol alvinegro com alguns objetivos claros. Tornar o clube um produto viável. Para isso teria que pagar dívidas, o que vem sendo feito, e reaproximar o time da torcida, o que vem acontecendo. Títulos são consequências neste processo, mas já chagaram, como vimos em 2024. Por tudo isso podemos dizer que a vitória sobre o Grêmio é a mais importante do Botafogo em 2025 na visão da SAF.
Neste processo de reconstrução do clube, a SAF percebeu algo fundamental: ter o Botafogo todo ano disputando as principais competições que estão ao seu alcance. Justamente por conta disso o maior esforço todos os anos será a classificação para a Copa Libertadores. Pois é ela quem coloca o Alvinegro em evidência, permite a formação de elenco competitivo e abre portas.
MAIS! Botafogo toma decisão acertada no mercado da bola
Botafogo vem atingindo ‘Objetivo Libertadores’

O objetivo vem sendo alcançado. Pela primeira vez na história o Botafogo se classificou três vezes seguidas para a Copa Libertadores. O triunfo sobre o Grêmio garantiu o time pelo menos na fase eliminatória. O foco agora é tentar entrar diretamente na fase de grupos, evitando problemas.
MAIS! Chris Ramos pode mostrar lado vergonhoso do futebol brasileiro
A garantia de disputa da Libertadores no ano seguinte permite uma maior organização para a contratação de reforços. Pelo menos em termos de orçamento. Basta olhar para o que é feito em termos de mercado pelos clubes classificados para o torneio e o que tem restado para os demais.
Libertadores e a estratégia por títulos

A estratégia de disputar a Libertadores todos os anos normalmente vem acompanhada da disputa de títulos. Este ano o Botafogo fracassou neste sentido. Mas vimos dar certo em 2024. Afinal de contas, elencos mais caros permitem sonhos maiores se forem bem projetados.
MAIS! Os motivos que podem derrubar Davide Ancelotti no Botafogo
Olhando ainda para esta temporada, o Botafogo precisa sim conseguir a classificação direta para a fase de grupos. Algo que pode possibilitar de cara um investimento ainda maior. Assim a torcida espera.









