O Botafogo não cogita a demissão de Martín Anselmi. E muitos criticam o clube por conta disso. Na série de análises rasas em que virou o futebol brasileiro, o treinador argentino vem tendo seu nome lembrado de forma negativa. Mas é a visão de futuro que faz o Botafogo insistir em Anselmi. Algo que muitos que hoje criticam o clube, antes cobravam.
Quando um treinador cai no Brasil logo aparecem os corneteiros da imprensa: “Mais fácil demitir um do que 11”. Ou então vem a cobrança de paciência ou de um projeto longo, não imediatista. É o que o Glorioso está fazendo.
A farsa das seis derrotas seguidas do Botafogo

Com excessão do jogo diante do Fluminense, que o time parecia um bando no Campeonato Brasileiro, as seis derrotas sofridas não têm este peso todo. Contra o mesmo Fluminense e diante do Vasco, o Botafogo entrou em campo classificado no Campeonato Carioca, o que faz a conta despencar para quatro derrotas com relevância. Diante do Flamengo, além do erro de arbitragem que acabou sendo decisivo, o Alvinegro tinha pelo menos 40% do plantel na Bolívia.
Se analisarmos o alto do morro, podemos entender que o Botafogo foi bem diante do Nacional Potosí e não ganhou por erros individuais, provocados em boa parte pela dificuldade de respiração. Por fim o jogo contra o Grêmio. Este sim, uma pane geral na segunda etapa.
Vale destacar que o Botafogo está com seu elenco em formação e boa parte desses resultados foram gerados por erros bizarros de seus goleiros. A derrota para o Fluminense no Brasileiro e para o Flamengo não teriam acontecido se não fosse Neto em campo.
Os dramas de Martín Anselmi que são ignorados

Além disso o departamento médico só na data de hoje conta com o lateral-esquerdo Marçal, dublê de bom zagueiro, com os volantes Allan e Danilo, com os meias Santiago Rodríguez e Joaquín Correa e com os atacantes Chris Ramos e Arthur Cabral. Qualquer clube lidaria bem sem esses atletas à disposição? Se falarmos de um elenco com 28 jogadores, 25% do plantel está no departamento médico.
Anselmi não tem culpa da fase atual. Mostrou potencial de fazer o time jogar bem e conseguir bons resultados em um futuro não tão distante. Com alguém confiável no gol e mais opções, além de alguns ajustes táticos, tem tudo para crescer. No mais, é gente torcendo contra.