Termina o pior Campeonato Carioca de todos os tempos. Finalizado em meio à pior pandemia do século, sem público, com guerra judicial por direitos de transmissão, com rescisão de contrato da TV Globo, com a entidade organizadora (Ferj) com ação na Justiça contra dois filiados e com o campeão (Flamengo) tendo disputados os jogos no Maracanã. A pergunta é: alguém viu a manchete “levanta um Estadual esvaziado?” É o questionamento feito por torcedores do Botafogo na internet.
A lembrança remete ao título carioca de 2013, conquistado de forma incontestável pelo Botafogo, o último com título direto vencendo Taça Guanabara e Taça Rio. Com Seedorf, Jefferson, Rafael Marques, Lodeiro e cia, o time atropelou todos os rivais, superou a bizarra interdição do Estádio Nilton Santos e foi campeão estadual. Porém, a manchete de “O Globo” foi a trazida acima.
Nesta quarta-feira, o Flamengo foi campeão carioca sobre o Fluminense. As principais manchetes são de exaltação ao clube, que voltou a treinar um mês antes do rival, sem questionamento à qualidade do campeonato.
Alguém entende a diferença de tratamento?
Veja abaixo postagens de botafoguenses:
https://www.instagram.com/p/CCtD34SHuJC/
https://www.instagram.com/p/CCs-JMVH9-e/
Bom dia! Se o estadual de 2013, cujo Botafogo foi campeão antecipadamente em vários estádios, se sobressaindo ao injusto fechamento do Engenhão à época, foi ‘ESVAZIADO’… fico aqui pensando o que possa ter sido o Carioca 2020. Não preciso entrar em muitos detalhes, né?
— Braune (@brauneoficial) July 16, 2020
"Flamengo conquista mais um título para a sua coleção", diz o título do @OGlobo_Esportes, no campeonato estadual mais bagunçado que se tem notícia. No meio de mortes e uma guerra jurídica, há a celebração.
Mas, em 2013, com o Botafogo, estava lá: "Estadual Esvaziado". pic.twitter.com/xM3njtF0nj
— Thiago Pinheiro 🌲 (@othiagopinheiro) July 16, 2020
https://twitter.com/LadyNewtonn/status/1283741260000493568
‘O Dia’ é exceção
Como levantado pelo leitor Wesley Machado nos comentários aqui do site, o jornal carioca “O Dia” trouxe a manchete “Campeão da Pandemia” em tom crítico à disputa em meio ao cenário de coronavírus. Fica o registro abaixo: