No Morumbi, o Botafogo perdeu para o São Paulo por 4 a 0, com gols de Brenner (2), Reinaldo e Hernanes, em partida atrasada válida pela 18ª rodada do Brasileirão. Com a derrota, o Glorioso seguiu cinco pontos abaixo do Sport, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Ainda sem contar com Eduardo Barroca na beira do gramado, a novidade na escalação inicial foi a ausência de Honda, que foi para o banco. Sem o japonês, Bruno Nazário foi deslocado da direita para compor o trio central. Lucas Campos e Kalou ganharam a vaga nas pontas. Victor Luis, suspenso, deu lugar a Rafael Forster na lateral esquerda.
O Tricolor Paulista, líder e invicto há 16 jogos, dono da terceira média de posse de bola no campeonato (57,5%), tentou desde o início controlar as ações ofensivas, buscando imposição no ataque a partir de movimentações e passes rápidos.
O Botafogo buscou uma estratégia semelhante à da última partida, quando causou dificuldades ao Flamengo. Ameaçou uma pressão mais forte no campo de ataque, mas subiu a marcação de forma pouco coordenada, deixando espaço nas costas dos jogadores que marcavam alto. Assim, o São Paulo encontrou com facilidade espaços no ataque.
O gol sofrido logo aos 9 minutos, em mais uma falha de Marcinho, complicou ainda mais o cenário para o Alvinegro, que perdeu concentração e aos poucos foi sucumbindo à intensidade e velocidade do ataque tricolor. O segundo gol saiu em jogada de contra-ataque que Luciano conduziu a bola sem sofrer qualquer pressão até lançar Brenner. Desfocado e nervoso, o Botafogo perdeu Marcelo Benevenuto expulso após intervenção do VAR. Nos acréscimos da primeira etapa, o árbitro de vídeo interveio novamente para apontar pênalti após toque na mão de Forster.
Com a bola o Botafogo criou pouco. Em noite apagada de Bruno Nazário e contando com um pouco participativo Lucas Campos, o ataque foi incapaz de explorar a maior fragilidade do time são-paulino, a transição defensiva. Sem contar com a subida dos laterais e o apoio dos meias, havia sempre mais defensores que atacantes quando um jogador alvinegro tinha a bola.
No segundo tempo, o São Paulo diminuiu o ritmo, permitindo que o Glorioso trocasse passes no campo de ataque e até finalizasse ao gol nos primeiros minutos. Caio Alexandre, com alguma liberdade para jogar mais próximo ao gol, apareceu como o único destaque. Mesmo jogando em rotação mais lenta e poupando titulares para o final de semana, o time paulista criou bastante, finalizando 16 vezes na segunda etapa. Hernanes sacramentou a goleada no apagar das luzes.
Com a vitória do Goiás sobre o Atlético-GO na última segunda-feira, o Botafogo ficou isolado como o time que menos venceu no campeonato, com apenas três jogos ganhos em 24 disputados. O Alvinegro ainda não pontuou no segundo turno e agora busca forças para enfrentar o Internacional no próximo sábado.
Números do jogo:
Posse de bola – BOT 35% x 65% SAO
Passes – BOT 352 (82% certos) x 639 (90%) SAO
Finalizações – BOT 8 (1 no gol) x 31 (14) SAO
Chances claras – BOT 0 x 4 SAO