Um número para ligar o alerta no Botafogo: com o 1 a 1 com o Athletico-PR nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, o time já chegou a seis empates em oito jogos no Campeonato Brasileiro. Mais do que em toda a competição do ano passado, no qual foram apenas quatro.
Empatar em excesso no Brasileirão não costuma ser vantagem. O time soma um ponto e desperdiça dois. É padrão comum em campanhas de briga contra o rebaixamento, como a do Cruzeiro em 2019, que terminou caindo para a Série B.
Pior para a torcida do Botafogo é que quase todos os empates tiveram gosto de derrota. Sobretudo contra Flamengo, Corinthians e Athletico-PR, pois o time conseguiu a vantagem no final e jogou a vitória fora.
Outros empates, contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Coritiba deixaram a sensação que a vitória poderia ter vindo, por serem adversários medianos.
Fica a missão para Paulo Autuori de fortalecer o psicológico do seu time e de criar novas situações defensivas para quando estiver em vantagem. E fica também a missão para os jogadores de não se desligarem tanto no fim das partidas.