Os protestos feitos pelo Botafogo antes e durante a goleada sobre a Cabofriense por 6 a 2 neste domingo repercutiram fortemente na imprensa latino-americana.
Sites de Argentina, Equador, México, Colômbia e Paraguai, entre outros países, ressaltaram a estranheza com o futebol carioca voltar em meio a mais de 1,3 milhão de infectados e 57 mil mortos pela Covid-19 no Brasil.
Principal jornal esportivo da Argentina, o “Olé” escreveu no título “Voltaram e protestaram”, estampando a faixa de protesto “Protocolo bom é o que respeita vidas” com a qual os jogadores alvinegros entraram em campo.
Além da faixa em protesto contra a volta do futebol em meio à pandemia, os veículos de imprensa ressaltaram o gesto dos jogadores no começo do jogo, quando se ajoelharam em alusão ao movimento “Vidas Negras Importam“, que combate o racismo e surgiu com muita força nos Estados Unidos após a morte de George Floyd por um policial branco.
“O Botafogo considerou insólita a decisão de permitir público nos estádios a partir do dia 10 de julho“, escreveu também o “El Heraldo“, um dos principais veículos de comunicação da Colômbia.
“Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Botafogo voltou a campo neste domingo após 105 dias de inatividade para um jogo pelo Campeonato Carioca. A equipe goleou a Cabofriense por 6 a 2, num jogo em em que os protestos se destacaram mais do que o futebol“, escreveu o mexicano “Récord”.
Confira a repercussão:





