Reforços do Botafogo para 2018

Carlos Eduardo Sangenetto
31/12/2017
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo encerra o ano sem reforços anunciados para 2018. O mês de dezembro, marcado geralmente por contratações e “presentes” anunciados para torcida, passou em branco para a diretoria devido às dificuldades financeiras e as recentes mudanças na direção do futebol do clube.

O Boletim do C.E fez um levantamento dos últimos meses de dezembro vividos pelo Botafogo e descobriu que essa timidez alvinegra no mercado não era vista desde o fim da temporada de 2012, ano que os cofres estavam comprometidos com o alto custo de Clarence Seedorf, contratado em julho.

Os reforços para 2013 começaram a ser anunciados nos primeiros dias do ano. Até o dia 8 de janeiro, o atacante Henrique, que estava no Sport, e o lateral Julio Cesar, ex-Fluminense, foram confirmados pelo clube.

Até mesmo na montagem do elenco para Série B de 2015, que também envolveu uma mudança na gestão de General Severiano (passagem de bastão de Mauricio Assumpção para Carlos Eduardo Pereira), o Fogão não esteve tão parado. Liderado pelo gerente de futebol Antonio Lopes, um pacotão de reforços com Roger Carvalho, Alisson, Diego Jardel, Camacho e Rodrigo Pimpão já estava fechado na virada do réveillon.

Enquanto o Botafogo ainda está no ponto de partida, os rivais cariocas já se mexem neste início de janela de transferências. O Flamengo corre atrás do lateral Zeca, do Santos, para assinar por cinco anos. O Fluminense já acertou com os ex-alvinegros Jadson e Gilberto. E o Vasco, que largou na frente de todos, já anunciou oficialmente o meia argentino Desábato e o atacante Rildo.

Veja a relação de reforços do Botafogo contratados no fim do ano desde 2012:

Reforços para 2018:
– Ninguém

Reforços para 2017:
– Roger (2 de novembro)
– Gatito (29 de novembro)
– João Paulo (15 de dezembro)
– Gilson (19 de dezembro)
– Montillo (22 de dezembro)
– Jonas (27 de dezembro)

Reforços para 2016:
– Joel Carli (3 de dezembro)
– Damián Lizio (22 de dezembro)
– Emerson Silva (23 de dezembro)
– Diogo Barbosa (29 de dezembro)

Reforços para 2015:
– Roger Carvalho, Alisson, Diego Jardel, Camacho e Rodrigo Pimpão (virada do ano)

Reforços para 2014:
– Jorge Wagner (20 de dezembro)
– Helton Leite (20 de dezembro)
– Bolatti (virada do ano)

Reforços para 2013:
– Henrique (virada do ano)