Algumas imagens divulgadas nas redes sociais durante a semana do novo gramado sintético do Estádio Nilton Santos com um “aspecto avermelhado” deixaram alguns torcedores do Botafogo um pouco apreensivos: “O que aconteceu?”, “será que o show do Coldplay causou alguma coisa?”, “aquilo é areia?“, “por que não está tudo verde se a grama é nova?”. No entanto, o clube garantiu que não há motivo para preocupação. Longe disso.
O FogãoNET consultou profissionais do Botafogo, que informaram que o tom avermelhado aparente se dá devido à cortiça, um dos materiais utilizados na instalação do campo sintético para temporada 2023. E quando falamos em cortiça, é um composto semelhante ao que consta em rolhas de vinho, por exemplo.
A cortiça está presente para deixar o gramado com a temperatura mais controlada para um jogo de futebol, já que o material sintético tende a esquentar com facilidade, principalmente em dias de forte calor na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o Niltão está localizado.
– Em uma primeira avaliação de um leigo pode parecer que é barro e que seria mais bonito se fosse um tapete, o que tecnicamente não é verdade. A cortiça é muito importante – disse uma fonte do clube ao Boletim do C.E nesta quarta-feira (5/4).
Não há uma explicação para o gramado está mais avermelhado na beira do campo, como sugerem algumas fotos. O Botafogo assegura que o composto está devidamente distribuído por todo o relvado do Estádio Nilton Santos.










