E o tetra? Benemérito do Botafogo explica por que título de Paris em 1963 não será pleiteado como Mundial na Fifa

Troféu do Torneio Internacional de Paris conquistado pelo Botafogo em 1963
Centro de Memória/Botafogo

Quando o Botafogo informou na última quinta-feira que vai confeccionar troféus e reivindicar os três títulos conquistados em Caracas como Mundial de Clubes na Fifa, muitos torcedores (aqueles mais animados) questionaram a ausência do Torneio Internacional de Paris no estudo que está sendo feito para o reconhecimento da entidade.

Loja do FogãoNET por Estilo Piti | O Site oficial do torcedor do Botafogo

O Botafogo faturou o título em 1963, no Parc des Princes, atual casa do PSG, ao vencer o Anderlecht, campeão belga em 1962, e o Racing Club, da França, equipe anfitriã. Újpest, vice-campeão húngaro, também participou do torneio. A conquista na capital francesa é valorizada pela diretoria, mas não é considerada do mesmo padrão dos campeonatos na Venezuela.

– O Torneio de Paris não estar no estudo não quer dizer que não é importante. Todas as conquistas foram. O que ocorre é que o Torneio de Paris foi criado para Brasil e França comemorarem a volta na Torre Eiffel dada por Santos Dumont. Portanto, não se enquadra no padrão da Pequena Taça do Mundo de Caracas – justificou o grande benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória, para o Boletim do C.E.

Jogaram a final em Paris os seguintes jogadores: Manga, Paulistinha, Maria, Nilton Santos e Rildo; Ayrton e Zagallo; Garrincha, Jair Bala, Amarildo e Quarentinha. O troféu está exposto em General Severiano e pode ser conferido pela torcida no tour da sede.

Botafogo, Vasco, Fluminense, Santos e Atlético-MG foram campeões em Paris

O Torneio Internacional de Paris teve 31 edições e foi disputado entre 1957 e 2012. O PSG é o maior vencedor, faturou o campeonato sete vezes. Vasco (1957), Botafogo (1963), Atlético-MG (1982), Santos (1960-1961) e Fluminense (1976-1987) foram os campeões brasileiros.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários