O Botafogo simplesmente não pontuou contra as três equipes com quem subiu para Série A do Brasileirão em 2021. Passou zerado contra Coritiba, fora de casa, e, dentro de seus domínios, no Estádio Nilton Santos, diante de Goiás e Avaí.
Nove pontos deixados para trás no primeiro turno do campeonato. O mais alarmante é que são clubes que têm o mesmo objetivo do Botafogo no torneio, que é permanecer na elite do futebol nacional. Logo, além de não pontuar, deu três vitórias de vantagem para os times nos confrontos diretos.
O sinal de alerta já seria grande por isso. Para agravar ainda mais a situação, o Botafogo entrou na zona de rebaixamento ao término da 11ª rodada, estacionado há quatro partidas com 12 pontos conquistados – atual pior sequência da competição. A pressão aumenta, a insatisfação do torcedor também, que passa a vaiar ainda mais o Glorioso em campo.
E o pior, até o fim do primeiro turno, previsto para o dia 24 de julho, daqui a um pouco mais de um mês (o Brasileirão já corre por causa da Copa do Mundo), dos oito jogos restantes, metade deles são contra adversários dentro do G-6 hoje: São Paulo (C), Internacional (F), Atlético-MG (C) e Athletico-PR (C).