Há exatamente uma semana, na última terça-feira (30/11), o Botafogo subiu ao Corcovado para celebrar o título da Série B do Brasileirão-2021 com alguns jogadores e membros da diretoria. À noite daquele mesmo dia, ficou a expectativa por registros do Cristo Redentor iluminado em homenagem ao Glorioso por conta da informação publicada no “Blog do Ancelmo Gois”, do jornal “O Globo”, na véspera. O cartão postal de fato foi aclarado, mas sem o escudo do clube e a Estrela Solitária. Devido à ausência de referências e à pouca visibilidade do local na semana passada, imagens não foram divulgadas oficialmente até hoje.
Alguns dias depois, na sexta (3/12), uma foto do Cristo Redentor com luzes em tons arroxeados e uma Estrela Solitária foi compartilhada em grande escala pelas redes sociais alvinegras. A propagação se deu após um dirigente do Botafogo postar a imagem na internet. No entanto, o FogãoNET apurou que a foto é fake e não passou de uma montagem em cima de um clique antigo do monumento, que promoveu em 28 de janeiro de 2018 uma ação do “Janeiro Roxo“, em conscientização ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. Uma estrela branca foi inserida posteriormente em um programa de edição (veja e compare abaixo).

(Foto: Reprodução/sbd.org.br)
A assessoria do ponto turístico explicou ao Boletim do C.E que “por o Cristo abraçar todos”, quando homenagens são feitas a clubes de futebol, nenhuma foto é divulgada no feed do perfil oficial do Cristo Redentor no Instagram (@cristoredentoroficial). Fotos são apenas compartilhadas por meio dos stories quando a conta é marcada.
– Vimos aquela imagem com a estrela, era fake mesmo. Uma coisa é iluminação, outra é projeção. Foi feita uma iluminação em homenagem, uma parte foi apagada para fazer o preto e outra ficou acesa para o branco. A projeção representa custos – informou e explicou a Comunicação do Cristo Redentor à reportagem.
Resumo da história: na ausência de registros da homenagem, a montagem ganhou corpo pelas redes sociais. Assista abaixo ao vídeo feito do momento exato em que o Cristo Redentor esteve iluminado de preto e branco para celebrar o título nacional do Fogão e inscreva-se no canal do FogãoNET no YouTube: