O escudo do Botafogo foi parar no concurso de admissão para Escola Naval, instituição de ensino superior da Marinha do Brasil. Em uma das questões da prova de matemática, realizada no dia 15 de setembro, no último sábado, os estudantes tiveram que “colorir” regiões do pentagrama da Estrela Solitária para chegar à resolução correta. O desafio foi considerado difícil.

O maior símbolo do Glorioso foi apresentado como um “polígono de cinco vértices” e o clube alvinegro destacado como “atual campeão carioca” no enunciado da pergunta. Confira a questão abaixo:

Escudo do Botafogo na prova de aspirantes da Escola NavalFAZ AÍ! – Escudo do Botafogo na questão 4 da prova de matemática da Escola Naval (Foto: Divulgação)

Resolução cascuda

Para resolver a questão, o Boletim do C.E consultou o Responde , uma plataforma virtual que ajuda alunos na área de exatas a estudarem para concursos pelo Brasil. A tarefa não foi nada fácil, nem para os especialistas, professores da área.

– Cara, a questão deu trabalho! Eram várias pegadinhas, por exemplo o fato de você ter que pensar se a estrela pode ser girada ou não, e que os triângulos não são vizinhos um com o outro. Na verdade, todos os triângulos podem ter a mesma cor, mas isso acaba gerando casos repetidos que precisam ser descontados. Nosso objetivo nessa questão complicada foi explicá-la para fazer com que qualquer aluno entenda – relatou Paulo Monteiro, CEO do Responde Aí, para coluna do FOGÃONET.

Para quem tiver curiosidade na resposta, a solução do problema pode ser vista abaixo. Confira!