O Botafogo sagrou-se campeão estadual de remo de 2022 na manhã deste domingo (16/10) na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. No entanto, em meio à comemoração alvinegra, brigas e agressões foram relatadas para redação do FogãoNET após o título conquistado em cima do Flamengo.
Integrantes da delegação do Botafogo lamentaram que o Flamengo não cumpriu o protocolo da competição. Por ser o atual campeão do torneio, deveriam entregar o troféu para os botafoguenses, o que não aconteceu. O clube rubro-negro alegou discordância com um dos resultados das dez provas disputadas e deve buscar apelações. Os alvinegros receberam apenas as medalhas das regatas do dia.
“Incrível! Os caras roubaram a taça que o Botafogo conquistou legitimamente. Realmente não sabem perder! Com taça ou sem taça, o Botafogo é campeão!” – exclamou Vinicius Assumpção, vice-presidente geral do BFR no Twitter.
Além da não entregar a taça, o que foi considerado uma atitude antidesportiva, o Botafogo lamentavelmente informou que duas pessoas foram agredidas em uma briga no local. Ex-vice-presidente de remo e futebol Cacá Azeredo teria sido empurrado em direção à água e o pai do atleta alvinegro Uncas Tales golpeado na confusão.
Após o ocorrido, a Federação de Remo do Rio de Janeiro (Frerj) reprovou a violência e oficializou a conquista do Botafogo em um comunicado nas redes sociais.
“Não haverá publicação do final. Remo não é ringue e portanto não há motivo de valorizar o que houve aqui no final deste lindo evento! Briga não tem valor no esporte e portanto não será notícia! Errata: Flamengo campeão da Sexta Regata. Parabéns. Botafogo campeão do 8com e do Campeonato Estadual 2022. Parabéns.“, publicou a federação.
Mas também houve momento para celebração. Depois do título, o presidente botafoguense Durcesio Mello festejou a conquista.
“Campeões cariocas. Com muita raça, talento e dedicação. Parabéns a todo o time do remo. Muito orgulho. E coisas boas virão para os próximos anos. Valeu Fogão. Muito feliz. Agora e dar mais recursos para este time do Remo. A torcida atendeu o chamado e compareceu“, escreveu Durcesio em posts no Instagram.