O Botafogo conhece na noite desta segunda-feira (27/3), a partir das 21h, os três primeiros adversários na Copa Sul-Americana de 2023. A Conmebol sorteará em Luque, no Paraguai, o destino de todos os clubes na competição durante o segundo tempo do jogo do Glorioso contra a Portuguesa, pela semifinal da Taça Rio. Já que teremos possivelmente atenções divididas, o FogãoNET faz abaixo um breve resumo de alguns cenários que podem ser definidos no evento.
Integrante do Pote 2, o Botafogo enfrentará um clube do Pote 1, outro do Pote 3 e, por último, um do Pote 4. Segundo o regulamento, clubes de um mesmo país não podem se encontrar nesta fase de grupos. Não há exceções. Salientado isso, seguimos para algumas combinações:
💀 GRUPO DA MORTE
LDU – BOTAFOGO – DANUBIO – MILLONARIOS
➡️ A chance de disputar dois jogos na altitude logo de cara contra LDU, em Quito, com 2.850m, e Millonarios, em Bogotá, com 2.625m, não é nada interessante para um Botafogo que começou mal a temporada. Destaque à parte para o Millonarios, atual quarto colocado no Campeonato Colombiano e que costuma ser muito forte atuando em casa – já soma 11 partidas de invencibilidade. Soma-se a isso um Danubio, que além de dar aquela pitada de duelos encardidos contra clubes uruguaios, vem fazendo uma boa campanha no Apertura local, dentro do G-4, atrás dos tradicionais Peñarol, Defensor e Nacional, e com o segundo melhor ataque no início do torneio.
🤙🏽 MAIS TRANQUILO
EMELEC – BOTAFOGO – BLOOMING – TACUARY
➡️ Apesar de liderar atualmente o campeonato equatoriano, avaliamos que o Emelec seja o clube mais “light” do Pote 1, pois o Botafogo fugiria de dois velhos e chatos conhecidos em competições sul-americanas: os argentinos San Lorenzo e Estudiantes. Ademais de serem adversários fracos tecnicamente, Blooming, da Bolívia, e Tacuary, do Paraguai, vivem um péssimo momento e ocupam as últimas colocações em suas ligas nacionais.
😎 MELHOR LOGÍSTICA
PENÃROL– BOTAFOGO – TIGRE – AUDAX ITALIANO
➡️ Para o Botafogo fazer viagens mais baratas, curtas e menos cansativas este, sem dúvida, é o grupo ideal. Trajetos diretos e nada cansativos para Montevidéu (Penãrol), Grande Buenos Aires (Tigre) e Santiago (Audax Italiano). Três capitais, tudo dentro do Mercosul. A delegação pode esquecer até o passaporte, o embarque com RG está liberado.
🥵 PIOR LOGÍSTICA
EMELEC – BOTAFOGO – ESTUDIANTES DE MÉRIDA – MILLONARIOS
➡️ Um verdadeiro chá de poltrona de avião. Mesmo com a contratação de voos fretados na atual realidade financeira da SAF, essa composição de grupo faria o Botafogo fazer viagens exaustivas. O Emelec manda seus jogos em Guayaquil, na costa do Oceano Pacífico, ou seja, seria necessário um trajeto de 6h em transporte fretado. Caso contrário o Glorioso precisaria de uma escala de cerca de 10h30 em Bogotá ou na Cidade do Panamá. E imagine só um “pulinho” na Venezuela para visitar o Estudiantes de Mérida? Além de um voo de aproximadamente 6h para o país vizinho, há possibilidade de um percurso via estrada de 200km para Carabobo ou a Mérida, que fica a quase 700km da capital Caracas. Por último e mais “light”, por existir um voo direto, o elenco alvinegro somaria as mesmas 6h para ir a Bogotá enfrentar o Millonarios. Fez as contas aí? No mínimo são 36 horas se locomovendo de avião (ida e volta), sem contar, é claro, algumas pernas de forma terrestre. Melhor evitar, né?