A presença de cerca de 40 mil torcedores do Botafogo na final da Libertadores-2024, em Buenos Aires (ARG), virou tema de uma questão do exame discursivo do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para 2026.
A prova foi aplicada neste domingo (30/11), justamente no dia do aniversário de um ano da conquista inédita da Glória Eterna pelo Botafogo no Mâs Monumental, após vitória por 3 a 1 em cima do Atlético-MG.
“Em 2024, a partida final da Copa Libertadores da América foi disputada em Buenos Aires. A torcida do Botafogo compareceu de forma majoritária, com cerca de 40 mil pessoas se deslocando do Rio de Janeiro para a capital da Argentina, a fim de presenciar a partida e comemorar o inédito título do clube de futebol conhecido como ‘Glorioso’.
Cite dois fatores do atual momento do processo de globalização que facilitaram o deslocamento de numerosos torcedores do Rio de Janeiro para Buenos Aires para assistir à final da Copa Libertadores.”, pediu o enunciado da questão 10 de Geografia.
A excursão botafoguense a Buenos Aires teve destaque da mídia brasileira, ganhando as congratulações do jornalista Mauro Cezar Pereira, da Jovem Pan, que inicialmente tinha duvidado da presença maciça da torcida do Fogão no país sozinho. Outro que exaltou o feito foi André Rizek, do Grupo Globo, que afirmou que ocupação foi “uma das maiores e mais lindas invasões da história do futebol”.
Veja a questão completa abaixo:
O feito histórico da torcida do Botafogo em Buenos Aires em 2024 virou questão de vestibular da UERJ hoje. 😎 pic.twitter.com/7GaRnYxa1Q
— Ju Bastos (@ju_bastos29) December 1, 2025









