Quarta força de Portugal há 20 anos, atrás apenas dos três grandes Benfica, Porto e Sporting, o Braga, clube de Artur Jorge, é considerado uma grande “escola de treinadores”. E é nesta academia que John Textor foi buscar o novo comandante do Botafogo para sequência de 2024.
Ex-jogador do clube e técnico da base desde a categoria sub-15, Artur Jorge chegou definitivamente ao profissional na temporada 2022/23 e, logo na sua estreia, alcançou a terceira colocação no campeonato nacional, a classificação para fase de grupos da Liga dos Campeões e, em janeiro deste ano, conquistou o título da Taça da Liga. Mas antes disso, conhecidos do futebol brasileiro e outros grandes nomes de Portugal lideraram o Braga à beira do campo, não necessariamente no início da carreira.
Abel Ferreira, multicampeão pelo Palmeiras, Jorge Jesus, vencedor com o Flamengo, Jesualdo Ferreira, ex-Santos e Ricardo Sá Pinto, ex-Vasco, são alguns dos técnicos que atuaram recentemente pelo Brasil.
Tratando-se de nomes notáveis do país europeu, é possível destacar Carlos Carvalhal, que trabalhou no Besiktas e em clubes da Premier League, Leonardo Jardim, campeão francês com o Monaco em 2016/17, e Paulo Fonseca, tricampeão ucraniano com o Shakhtar Donetsk, passagem pela Roma e atualmente no Lille, da França.