Torcedor do Botafogo, o jornalista Octavio Guedes fez uso de uma analogia nesta quinta-feira (17/4), na “GloboNews“, para comparar o momento vivido pelo Glorioso com o terceiro governo do presidente Lula neste primeiro quadrimestre de 2025.
– Esse governo está igual ao Botafogo. O passado é glorioso. No Lula 1 e Lula 2, ele ganhou Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. O presente é sofrível. Você olha o time, só empata, bola fora o tempo inteiro. Você olhava assim, “esse jogador veio do Bahia, esse do Ceará… Eram tão bons, mas era campeonato regional, batiam um bolão, mas no nacional aqui não estão rendendo tanto”. Se o passado é glorioso, o presente está sofrível, o futuro é incerto. Está certo em não arriscar nada para 2026 – comentou Guedes no programa “Estúdio i“, apresentado pela jornalista Andréia Sadi, mãe dos gêmeos botafoguenses João e Pedro.
Com uma temporada mágica ano passado, com as conquistas do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo iniciou 2025 com os vice-campeonatos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana e uma largada nada animadora no Campeonato Brasileiro. Já o Governo Lula, muito bem avaliado pela população brasileira nos primeiros mandatos (2003 a 2010), tem atualmente aprovação pública de apenas 29%, segundo última pesquisa divulgada pelo Datafolha.