O jornalista Rodrigo Capelo, do Globoesporte.com, afirmou, na tarde desta quarta-feira, que existem apenas quatro grandes clubes atualmente no Brasil. Segundo o comentarista do SporTV, durante o programa “Acabou a Brincadeira”, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo fazem parte deste seleto grupo. A opinião na televisão logo gerou polêmica na internet.

Especializado em negócios do esporte, Capelo foi além e desmembrou ainda mais os 13 clubes ditos grandes no país. Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro foram categorizados como “times que se revezam no grupo dos grandes”. Mas o que talvez tenha gerado mais discussão nas redes sociais foi a classificação de Botafogo, Fluminense, Vasco, Santos e Bahia como “clubes que não são mais grandes”.

– É polêmico porque tem uma carga emocional muito forte. Há quanto tempo o Vasco não disputa um Campeonato Brasileiro para valer? Em 2011 teve uma pequena fase boa. O Fluminense, a mesma coisa. Conseguiu na época da Unimed porque tinha um parceiro que colocava dinheiro, contratava jogadores diretamente, pagavam bons salários e conseguiu competir. Mas o Fluminense em si, antes e depois, muita dificuldade para competir na primeira divisão. Disso que eu estou falando, de competitividade – argumentou Capelo.

Poucas horas antes de entrar no ar, o jornalista já havia anunciado em sua página no Twitter que viajaria ao Rio de Janeiro para apresentar uma “opinião impopular” sobre o futebol brasileiro no programa do apresentador Carlos Cereto.

Veja os grupos e o vídeo abaixo: