O jornalista cearense Bruno Formiga, do Esporte Interativo, elegeu o escudo do Botafogo como o mais bonito do futebol brasileiro. A escolha foi feita após a análise de diversos elementos de identidade visual no programa “Polêmicas Vazias“, publicado no YouTube na última sexta-feira.

O reconhecimento da beleza do escudo do Botafogo não é novidade para nenhum torcedor alvinegro, já que o brasão do clube já foi apontado muitas vezes como o mais admirável do mundo por especialistas. Confira abaixo a justificativa resumida de Formiga para a escolha.

– O escudo do Botafogo obedece a tudo que pede uma logomarca: simplicidade, empatia, equilíbrio, harmonia, familiaridade, ser diferente dos concorrentes e trazer algo novo. Há um equilíbrio de cor, são cores que comunicam muito sobre a história do clube e traz um elemento no centro que é de impacto para qualquer um, que é uma estrela – avaliou.

Ainda houve tempo dedicado aos espectadores para uma explicação especial sobre a Estrela Solitária, maior símbolo do Alvinegro, que ganhou destaque após a fusão do Club de Regatas BotafogoBotafogo Football Club em 1942.

– É simplesmente espetacular. Não tem ninguém que olhe para esse escudo e não entenda o que está sendo dito. E a estrela, principal elemento, é muito importante na vida de todo mundo porque traz orientação e esperança, só remete a coisas boas. E o que é essa estrela? É a Estrela Solitária. Mas na verdade é a Estrela d’alva, nome que era dado por muito tempo ao planeta Vênus. Os remadores olhavam para o céu de manhã quando iam treinar, viam aquela estrela e aquilo foi virando símbolo daquela galera. Por isso a relação tão íntima do Botafogo com a Estrela Solitária. E agora vem a historinha. Vênus tem esse nome por causa da deusa romana do amor e da beleza (equivale à grega Afrodite). E depois da Lua, Vênus é o objeto mais brilhante no céu, ou seja, temos um simbolismo que é espetacular – concluiu.

Escudo do Botafogo é eleito o mais bonito do Brasil: