A fase do Botafogo não é das melhores, financeiramente então, nem se fala, torna-se cada vez mais alarmante com o passar dos anos. No entanto, os jornalistas Jorge Nicola, Leo Bertozzi, Rômulo Mendonça e Celso Unzelte, do canal ESPN Brasil, escalaram o Glorioso à frente de Vasco e Fluminense ao montarem, nesta quarta-feira, o G12 dos maiores clubes do Brasil.

Os quesitos avaliados pelos profissionais foram “história“, “torcida“, “patrimônio” e “momento” (perspectiva para o futuro), cada um deles valia 5 pontos e ajudou nos critérios de desempate. Nove clubes foram selecionados logo no começo do debate: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.

Três vagas ficaram abertas e alimentaram as discussões. No critério dos participantes do programa, o Botafogo, por ter uma história rica de glórias e ídolos (5), uma torcida de alcance nacional (4), um patrimônio de destaque por causa do Estádio Nilton Santos (4) e viver um momento ruim (2), somou 15 pontos e ocupou a 10ª colocação.

Com um ponto a menos de “torcida”, Botafogo superou Vasco em patrimônio e momento (Foto: Reprodução/ESPN Brasil)

Completaram o ranking os rivais cariocas Vasco e Fluminense, com 14 pontos cada. Postulante ao grupo, o Athletico-PR, atual campeão da Copa Sul-Americana, chegou a ser analisado, mas apesar de também totalizar 14 pontos, ficou fora da lista.

E aí, concordam com o a relação?

Comentem abaixo.

Veja a pontuação dos clubes abaixo: