Artilheiro do Botafogo com 27 gols nas temporadas 2005-2006-2007 e 2009, o ex-zagueiro Juninho (38), hoje auxiliar técnico do Tigres, do México, conquistou na noite desta terça-feira (22/12), em Orlando (EUA), a Liga dos Campeões da Concacaf e jogará o Mundial de Clubes da Fifa.
O título da Concachampions veio após a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Los Angeles FC. O francês André-Pierre Gignac (35) marcou o gol do título aos 39 minutos do segundo tempo.
Os classificados para o Mundial de Clubes da Fifa
O Tigres é o penúltimo clube classificado para o Mundial, que será realizado, por conta da pandemia do novo coronavírus, entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2021, no Qatar.
Além do Tigres (México), estão garantidos: Bayern de Munique (Alemanha), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Al-Ahly (Egito), Auckland City (Nova Zelândia) e Al-Duhail (Qatar). Resta apenas o representante da Conmebol, que será conhecido no dia 30 de janeiro com o campeão da Libertadores. Palmeiras, Santos, River Plate, nas semifinais, e Boca Juniors e Racing, ainda nas quartas de final, estão na disputa.
Parceria com Tuca Ferretti, também ex-Botafogo, e possível futuro técnico do Tigres
Juninho deixou o Fogão no fim do Campeonato Brasileiro de 2009, teve uma rápida passagem pelo Suwon Bluewings, da Coreia do Sul, e chegou em 2010 ao Tigres, onde jogou por nove temporadas e se aposentou em dezembro de 2018. Desde então atua como auxiliar do treinador brasileiro Ricardo Ferretti (Tuca), também ex-Botafogo, na equipe de San Nicolás de los Garza. Ex-atacante e irmão de Fernando Ferretti, campeão com o Alvinegro da Taça Brasil em 1968, Tuca defendeu a Estrela Solitária poucos anos depois, no início da década de 1970, bem jovem, fazendo parte do elenco vice-campeão brasileiro em 1972 e da histórica goleada por 6 a 0 no Flamengo no mesmo ano.
No fim de 2019, Juninho declarou à imprensa mexicana que tinha interesse em um dia em treinar o Tigres após a aposentadoria de Tuca Ferretti (66), porém enfatizou que “não quer pular as etapas” e que a decisão cabe a diretoria do clube mexicano no futuro.