Lanús, San Lorenzo e Nacional Potosí podem ser rivais do Botafogo na Copa Sul-AmericanaLanús, San Lorenzo e Nacional Potosí podem ser rivais do Botafogo na estreia na Sul-Americana (Fotos: Reprodução)

Carlos Eduardo Sangenetto
18/12/2017
Rio de Janeiro (RJ)

Segundo o regulamento da Conmebol, o Botafogo poderá enfrentar um time argentino, chileno, uruguaio, paraguaio ou boliviano na estreia na Copa Sul-Americana de 2018. Por causa desta definição, o Glorioso tem chance de cruzar com adversários complicados logo na primeira fase. O sorteio será nesta quarta-feira, em Luque, Paraguai, às 21h.

Segundo a avaliação do Boletim do C.E, os quatro rivais mais difíceis para o Fogão são Lanús e San Lorenzo, da Argentina, e Nacional Potosí e San José, da Bolívia.

LANÚS

– Atual vice-campeão da Libertadores, a equipe argentina mostrou toda sua força ao se impor na reta final da edição de 2017 da competição ao sair vencedor de dois duelos domésticos contra San Lorenzo, nas quartas de final, e River Plate, na semifinal. Destaque para a virada contra o River, que chegou a ficar com três gols de vantagem no confronto.

SAN LORENZO

Assim como o Botafogo, o time do Papa Francisco foi líder de um dos grupos mais difíceis da Libertadores-2017, que contou com a presença de Atlético-PR, Flamengo e Universidad Católica (CHI). E, como dito anteriormente, chegou às quartas de final e foi eliminado no duelo argentino contra a boa equipe do Lanús. Jogar no Nuevo Gasômetro lotado com quase 50 mil pessoas, em Buenos Aires, não traz boas lembranças para o Fogão também. Na Libertadores-2014, os alvinegros foram goleados por 3 a 0 e caíram precocemente na fase de grupos.

NACIONAL POTOSÍ E SAN JOSÉ

A terceira força técnica poderia ser o Rosário Central, também da Argentina, mas o blog decidiu destacar uma preocupação para o Botafogo neste sorteio. Caso a bolinha mostre o Nacional de Potosí ou San José, o Fogão vai precisar subir um dos morros mais altos do continente. Potosí (4.067m) e Oruro (3.735m), na Bolívia, são duas das cidades com mais altitude no mundo onde se pratica futebol profissional, superando a capital La Paz (3.600m), onde os jogos são mais comuns. Quem não se lembra daquela cena do Renato Augusto, do Flamengo, contra o Real Potosí, em 2007, precisando inalar oxigênio no meio da partida? Tenso… Bom fugir disso porque a logística também não é das mais fáceis… Voo direto do Brasil? Nem pensar, uma jornada grande pela frente. Que a sorte esteja conosco!

– Veja todos os possíveis rivais do Botafogo na estreia na Sul-Americana:

ARGENTINA
San Lorenzo, Lanús, Newell’s, Defensa y Justicia, Colón e Rosario Central

CHILE
Everton, Audax Italiano, Deportes Temuco e (Unión Española ou Universidad Concepción)

URUGUAI
Cerro, Boston River, Rampla Juniors e Danubio

PARAGUAI
Sol de América, General Díaz, Sportivo Luqueño e Nacional

BOLÍVIA
Blooming, Guabirá, San José e Nacional Potosí

 

E para vocês, qual é o clube mais difícil?

Saudações alvinegras!