Rei do Futebol, Pelé morreu aos 82 anos de idade nesta quinta-feira (29/12) e já recebe justos tributos de todos os lugares do mundo. Adversário diversas vezes do Botafogo dentro de campo com a camisa do Santos, ele sempre mostrou muito respeito pelo Glorioso. Mais do que isso, chegou a exaltar craques que passaram pelo clube e com quem conviveu na carreira.
Em visita pé-quente à sede social de General Severiano, em abril de 2013, temporada que o Botafogo voltaria a se classificar para Libertadores depois de 18 anos, Pelé enalteceu ídolos do Fogão e destacou que eles foram parte importante para o tricampeonato da Copa do Mundo da Seleção Brasileira em 1970.
– Os caras falam de bons jogadores, mas não chegaram a ver Quarentinha, Garrincha, Amarildo, Zagallo… (risos). Aí comecei a falar de Carlos Alberto (Torres), falei dez em um segundo. Eram os dois melhores times do Brasil (Botafogo e Santos), que foram a base da Copa de 1970, né? É uma muita alegria estar por aqui – disse o Rei à Botafogo TV.
Quando teve o espaço aberto pela reportagem para deixar uma mensagem aos botafoguenses, Pelé sugeriu que os mais jovens “tomem conta” do legado deixado pela Estrela Solitária ao futebol brasileiro.
– Não só para torcida do Botafogo, mas pela alegria que o Botafogo deu para todos os brasileiros. Tem uma coisinha também que é bom os mais jovens saberem: no nosso tempo a gente não tinha todo esse apoio dos patrocinadores, a gente tinha que ralar mesmo. Então, Santos e Botafogo viviam viajando por todo o mundo. Só faltou jogar na Lua. Isso o Brasil deve para nós, porque fizemos essa promoção do time brasileiro. Para vocês que são mais jovens, tomem conta disso, tá? Não vão perder essa oportunidade, não – concluiu.