Carlos Eduardo Sangenetto
03/06/2017
Rio de Janeiro (RJ)

O Real Madrid conquistou na tarde deste sábado sua 12ª taça da Liga dos Campeões da Europa e se classificou para o Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado entre os dias 6 e 16 de dezembro, em Al-AinAbu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Caso o Botafogo conquiste a Libertadores no dia 29 de novembro, embarcará para o Oriente Médio com uma invencibilidade curiosa.

Botafogo e Real se enfrentaram apenas três vezes na história, todas na década de 1950, num intervalo de três anos. E o equilíbrio do duelo é evidente: foram três empates. Os dois primeiros (2-2 e 0-0), em 1952, pelo Torneio Quadrangular de Caracas, na Venezuela, onde o Fogão foi vice-campeão invicto, perdendo apenas no extinto critério de goal-average. Millonarios (COL) e La Salle (VEN) também participaram da competição.

Empate entre Real Madrid e Botafogo em Caracas noticiado no jornal Mundo Deportivo (Espanha)Edição do dia 21 de julho de 1952 de jornal espanhol exibe crônica do empate entre Botafogo e Real Madrid na Venezuela. Jogo teve virada alvinegra com gol irregular, cenas lamentáveis, duas expulsões e gol do Real no fim
(Foto: Reprodução/Mundo Deportivo)

No terceiro confronto, três anos depois, em maio de 1955, os clubes voltaram a ficar iguais no marcador, novamente com um 2 a 2. Desta vez, porém, a partida foi amistosa e disputada na capital espanhola, em Madri.

  • 19/07/1952 – Botafogo 2 x 2 Real Madrid
  • 29/07/1952 – Botafogo 0 x 0 Real Madrid
  • 15/05/1955 – Real Madrid 2 x 2 Botafogo

Botafogo é o único clube grande carioca que está invicto contra o Real Madrid

Flamengo (3), Vasco (9) e Fluminense (2) também já realizaram partidas contra o Real Madrid no último século, porém todos eles contabilizaram pelo menos uma derrota contra o adversário espanhol.

Se ampliarmos a amostragem, os únicos grandes clubes brasileiros que já entraram em campo diante dos Galáticos e seguem invictos são São Paulo (4 vitórias e 2 empates) e Corinthians (2 empates). As informações são do blog do jornalista Leo Devezas.

Empate entre Botafogo e Real Madrid na EspanhaNilton Santos (em pé), Garrincha e Quarentinha (agachados) estiveram no amistoso disputado na Espanha
(Foto: Esporte Ilustrado)