Carlos Eduardo Sangenetto
04/11/2017
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo anunciou uma entrevista coletiva à imprensa para a divulgação de um novo patrocinador, nada mais que isso, e pronto: inciou-se um mistério danado criado pela própria torcida e, claro, o suspense foi impulsionado por parte da imprensa, reconhecemos. Ansiosos, principalmente na internet, os botafoguenses especularam nomes de empresas até as 18h desta sexta-feira, quando finalmente a espera acabou.

Teve de tudo. Itaú, dos Moreira Salles, Volkswagen, da época das excursões do saudoso Capita, Pepsi, sempre lembrada pela zoeira (já é default)… Mas todas essas citadas se tratavam de companhias enormes, multinacionais e dignas de um patrocínio master. Chegou mais perto aquele ou aquela que apostou no Cabify, empresa que já foi parceira pontual do clube, ou até mesmo no Táxi Rio, aplicativo que foi recentemente lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro – vai que o prefeito que anda próximo de General Severiano tinha alguma influência?

Pega Carga é o novo patrocinador do BotafogoNovo patrocinador estampa barra inferior da camisa do Botafogo (Foto: Luciano Belford/SSPress/BFR)

Todos deram com os burros n’água. O desconhecido Pega Carga, “o app que liga caminhoneiros e transportadoras”, foi anunciado para estampar a barra traseira da camisa e os torcedores dividiram-se. Reações do tipo “Tanta espera para isso?”, “Que nome é esse?”, “Fala sério!” ganharam as redes sociais, que também viram dezenas de alvinegros testemunharem e saudarem as primeiras caminhadas da empresa em seus canais digitais. O falatório foi tão grande que o termo “Pega Carga” surgiu nos trending topics do Twitter, no Rio de Janeiro e, consequentemente, no Brasil, ficando atrás apenas do assunto envolvendo o doping do jogador peruano Paolo Guerrero.

A empresa, com poucas horas na web, começou a estreitar os laços com o botafoguense com publicações direcionadas: “Pegamos carona em um dos maiores clubes do Brasil”. O engajamento foi imediato. Nas primeiras horas, as contas do Facebook e Instagram do aplicativo já somavam quase 2.000 seguidores no total.

Pega Carga publica mensagem para o BotafogoPega Carga faz saudação ao Botafogo (Fotos: Reprodução/Facebook)

O que podemos refletir sobre tudo isso? Primeira coisa, se a marca não tem “origem suspeita” e/ou diminui a imagem do clube, devemos aceitá-la, apoiá-la e fazer tudo isso aí mesmo. E outra, senhores, patrocínio é dinheiro e dinheiro o Botafogo precisa sempre se quiser continuar montando times competitivos. Alguns bobões que, simplesmente não gostaram do nome do novo parceiro, precisam entender isso.

Segundo ponto e redundante. O Botafogo mostra mais uma vez sua grandeza. Apesar da escolha equivocada, ao meu ver, de dia e horário ingratos para a divulgação de um patrocinador (pleno anoitecer de uma sexta-feira de feriadão nacional), vocês viram a expectativa criada em torno do evento com um simples comunicado? Isso certamente será explorado e a estratégia repetida.

Boa sorte ao Pega Carga. Tomara que a parceria venha junto com um caminhão de vitórias.

Curtiram a novidade? Qual é a avaliação inicial de vocês? Dê sua opinião!

Saudações alvinegras!

Repercussão do anúncio do patrocínio do Pega Carga na coletiva de imprensa no Botafogo Anúncio do Pega Carga bombou na internet (Fotos: Reprodução/Twitter/Instagram)