Como é a integração entre as categorias de base e o futebol profissional no Botafogo? Eduardo Barroca e Alberto Valentim, técnicos dos times sub-20 e principal do clube, respectivamente, bateram uma bola sobre essa parceria e a aquisição do novo centro de treinamento foi enaltecida pelos “professores”.

Barroca afirmou à Botafogo TV que o trabalho feito com equipe de cima nunca foi tão próximo desde a chegada de Valentim, que assumiu o comando do Glorioso em fevereiro.

– O trabalho de base só faz sentido se o topo da pirâmide ajudar nesse processo. Desde a chegada do Alberto, estamos mais integrados do que nunca. Alberto tem dado a oportunidade de estar próximo ao trabalho. Não tenho dúvida alguma que os jogadores vão colher os frutos, tanto jogando imediatamente pela base como em um futuro próximo para servirem o futebol profissional.

Eduardo Barroca e Alberto Valentim são técnicos do Botafogo

JUNTOS! Barroca e Valentim trabalham integrando base e profissionais (Foto: Reprodução/Botafogo TV)

E os frutos dessa relação já começam a ser vistos, quando atletas da base são erguidos por Valentim. Neste início de Campeonato Brasileiro, Saulo, Marcinho, Igor Rabello, Marcelo Benevenuto, Jonathan, Gustavo Bochecha, Matheus Fernandes Pachu, todos formados pelo Fogão, já foram relacionados.

– Quando eles forem para o banco, têm que estar cientes que eu posso usá-los. Eles têm me dado uma resposta muito boa. O Botafogo não está deixando cair a qualidade do nosso jogo junto com os jogadores da base, que têm entrado e mostrado seu valor – disse Alberto.

Salto de qualidade com novo CT do Botafogo

Se a agregação já está boa, ela ainda pode melhorar. Com a mudança para o novo CT prevista para 2019, esse intercâmbio deve ser intensificado com a proximidade dos trabalhos.

– O clube vai dar um salto enorme de qualidade. A gente vai estar mais próximo ainda da base, ver mais de perto o crescimento dos jogadores. É uma conquista importante ter esse centro de treinamento, é uma segunda casa. Quando estiver pronto, vai ser muito bom para gente – projeta Valentim.