Bastidores ajudam a definir reta final do Brasileiro; vez do Palmeiras sofrer?

Palmeiras x Santos
Cesar Greco/Palmeiras

O Botafogo disputou o título brasileiro nos dois últimos anos e viu de perto o quanto os bastidores são importantes, ainda mais na reta final do Campeonato Brasileiro. Em 2025, é a vez do Palmeiras sofrer com isso?

Parece que o jogo virou. O Flamengo protestou e reclamou muito de arbitragem, principalmente quando o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 2 com a polêmica de um pênalti não marcado para o Tricolor Paulista.

Com a disputa pelo título resumida a dois clubes, o Palmeiras tem se sentido prejudicado nas últimas semanas. Por diversos motivos:

– Na data Fifa de outubro, o Palmeiras teve vários jogadores convocados. O Flamengo, curiosamente, nenhum. (O Botafogo em 2024 tinha sete). Na de novembro, Vitor Roque foi chamado para a Seleção Brasileira e ficou apenas no banco no primeiro jogo, desfalcando o time alviverde na reta final.

– Arbitragens nacionais pararam de marcar pênaltis para o Palmeiras (o que antes era exagerado). Contra o Santos, houve um pênalti claro não dado que poderia definir os três pontos para os palmeirenses.

– Nos dois confrontos diretos, o Palmeiras foi prejudicado pela arbitragem contra o Flamengo. No turno, um pênalti mandrake marcado em Arrascaeta. No segundo turno, um pênalti não marcado de Jorginho em Gustavo Gómez.

– As alterações de data promovidas pela CBF também não foram legais para o Palmeiras. Enfrentaria o Atlético-MG dias antes da final da Sul-Americana, o que poderia significar adversário time reserva. Agora, o Flamengo que vai enfrentar o Galo três dias após a decisão, sabe-se lá com qual motivação por parte dos mineiros.

– Ainda tem as questões do STJD. Allan foi suspenso logo em clássico por conta de uma cotovelada, lance de jogo. Outros tantos não foram punidos por esse motivo. Já Bruno Henrique foi liberado para jogar, com multa, mesmo beneficiando apostadores com informações privilegiadas, segundo os órgãos competentes.

Desta vez, eles que se resolvam. Ninguém ficou a favor do Botafogo nos últimos anos. Pelo contrário. O clube teve que ganhar apesar dos bastidores em 2024. Agora, é só ficar observando quem vai terminar reclamando do extracampo.

Para você, os bastidores estão favorecendo alguém?