A arbitragem no futebol nacional já era contestada ano passado. E em 2025 parece que piorou. Mesmo com mais investimento, com semana de treinamento, mesmo com mais pessoas, mesmo com mudança no comando, mesmo com comitê de especialistas internacionais etc.
O pior é ver que critérios e orientações mudam a cada rodada. Ninguém mais sabe quando toque com a mão dentro da área é pênalti. O do Gerson em Grêmio x Flamengo não foi marcado, foram apontados lances em São Paulo x Santos, Fortaleza x Palmeiras e Juventude x Mirassol, o toque de Cuello em Atlético-MG x Botafogo não.
Algo que só existe no Brasil – e piorou – é o VAR intervencionista. Estabeleceu-se de vez a era da máxima interferência, quase apitando o jogo no lugar do juiz de campo, até mesmo em lances interpretativos. Assim, tiraram um pênalti do Botafogo contra o São Paulo. Assim, deram um pênalti polêmico para o Bahia contra o Ceará.
Aliás, este pênalti merece mais uma consideração. Não havia a recomendação de não marcar mais em “contatos mínimos”? Segue a rotina, todo jogo tem polêmica de arbitragem. Será que há alguém satisfeito?