Como explicar a Polícia Militar liberar parte do Setor Sul (destinado a botafoguenses) para flamenguistas no clássico, descumprindo o próprio laudo de segurança do Maracanã? Para que colocar torcedores em risco se sequer há previsão de estádio cheio, uma vez que capacidade total liberada é de 60 mil, em vez dos 74 mil disponíveis?
Por que mais essa facilidade e benefício para o Flamengo? Será por que a torcida do Botafogo tem tradição em formar a “massa compacta”, cantar mais alto e zombar do rival? Será por que o Flamengo não ganha como mandante do Botafogo no Campeonato Brasileiro desde 2019? Será uma tentativa de intimidar os botafoguenses? Será que no jogo da volta, no Estádio Nilton Santos, vão permitir torcedores do Glorioso no setor Sul próximo aos flamenguistas?
Por que o Bepe não libera São Januário para receber Vasco x Flamengo? Por que só o Botafogo joga lá? Jogou clássico decisivo inclusive no Campeonato Carioca, o que foi um absurdo, porque o regulamento prevê 50-50 de torcida, o que não é possível no estádio. E agora o Bepe libera 9 mil flamenguistas no setor bloqueado próximo aos botafoguenses?
Por que não há essa boa vontade com o Botafogo? Chegou a ter que jogar com portões fechados contra o Athletico-PR em 2023, porque a polícia não garantia a segurança, dado que havia clássico no mesmo dia.
As condições têm que ser as mesmas para todos os times, primeiro porque a polícia é do Rio de Janeiro, não de algum clube específico. E segundo para não criar desequilíbrios esportivos na competição, o que CBF e Ferj deveriam coibir.