Após perder por 1 a 0 para o Criciúma e desperdiçar a chance de garantir matematicamente o acesso para a elite do futebol nacional, o Botafogo tem uma nova oportunidade nesta terça-feira, quando visita o Luverdense no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), às 21h30 (de Brasília), pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os cariocas lideram com 65 pontos, cinco a mais que América-MG e Vitória, que dividem a segunda posição. A distância para o quinto colocado Náutico é de dez pontos.

Se vencer o Botafogo se classifica sem a necessidade de esperar por outros resultados. Em caso de empate ou derrota, vai depender de tropeços de Náutico, Bragantino, Sampaio Corrêa e Bahia, que duelam, respectivamente, Macaé, Ceará, Atlético-GO e ABC. Já o Luverdense, embalado pela vitória de 2 a 0 sobre o Boa, soma 51 pontos e está no páreo por uma vaga no G-4.

Ricardo Gomes, técnico do Botafogo, passou as últimas horas trabalhando para evitar o clima de frustração entre os jogadores por conta da derrota em Criciúma. Ele prega a tranquilidade como fonte de um bom resultado no Mato Grosso.

“Nós perdemos muitas chances e não era o nosso dia no sábado. Isso não pode influenciar no nosso desempenho contra o Luverdense. Precisamos fazer um jogo com tranquilidade, valorizando a posse de bola e o toque eficiente. Com isso podemos dar um grande passo para atingirmos o nosso objetivo”, disse Gomes.

Os jogadores garantem que a ansiedade não vai atrapalhar novamente: “O Botafogo está preparado para este jogo. Se perdemos muitas chances contra o Criciúma é porque criamos. Contra o Luverdense vamos nos manter ofensivos”, avisou o volante Rodrigo Lindoso.

Para este compromisso o Botafogo não poderá contar com seu goleiro e capitão Jefferson, servindo à seleção brasileira em duelos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. Assim, Helton Leite assume o posto. No ataque, Ronaldo segue como companheiro de Neilton, uma vez que o uruguaio Alvaro Navarro, se recuperando de lesão na coxa direita, sequer viajou com a delegação.

Pelo lado do Luverdense, o técnico Júnior Rocha quer ver sua equipe com ousadia. “Sabemos que vamos enfrentar o melhor time da competição, mas vamos atuar em casa e precisamos da vitória. Precisamos ser ousdos, atacando com responsabilidade e buscando sempre a conquista dos três pontos. Respeitamos o Botafogo, mas podemos ganhar”.

O Luverdense terá apenas uma alteração em relação ao time que derrotou o Boa na sexta-feira. O meia Diego Rosa, um dos destaques do Luverdense, fica de fora por acúmulo de cartões amarelos. Ricardo será o substituto.

FICHA TÉCNICA:
LUVERDENSE X BOTAFOGO

Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)
Data: 10 de novembro de 2015 (Terça-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)

LUVERDENSE: Edson, Raul Prata, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha, Osman, Alípio e Ricardo; Tozin e Lucas Fernandes. Técnico: Júnior Rocha

BOTAFOGO: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Guilherme. Técnico: Ricardo Gomes

Fonte: ESPN.com.br