Atual campeão, o Botafogo se despediu do Campeonato Carioca sem sequer chegar a uma semifinal de turno e de forma melancólica. Na tarde deste domingo, em Bacaxá, o Glorioso fechou sua participação no Estadual com empate em 2 a 2 com o Americano. Mesmo com a vitória, o Botafogo não conseguiria avançar, já que o Flamengo vence o Fluminense no Maracanã e ficou com a segunda vaga do Grupo B na Taça Rio, atrás do líder Bangu.

Precisando de uma goleada e de uma improvável combinação de resultados para avançar na Taça Rio, o Botafogo veio com a mesma escalação de quinta-feira e apresentou a mesma morosidade do primeiro tempo. Sem criatividade, dando espaços… A única oportunidade de gol foi aos 25 minutos, num cruzamento de Marcinho que Gustavo Ferrareis cabeceou para fora.

Na segunda etapa, quando o resultado do Fla-Flu já tirava qualquer esperança de classificação, o Botafogo conseguiu abrir o placar no começo: aos cinco minutos, Gustavo Ferrareis deu um lençol em Gabriel e rolou para Alex Santana chutar no ângulo, fazendo 1 a 0. Mas, logo na sequência, o Americano empatou: Ricardinho cruzou da esquerda, Romário se antecipou ao zagueiro Gabriel e cabeceou no cantinho.

A equipe de Campos precisava da virada para escapar do rebaixamento para a fase seletiva, mas o Botafogo, mesmo em marcha lenta, seguiu mais presente no ataque. E coube a Rodrigo Pimpão recolocar o Glorioso na frente: ele recebeu de Erik e tocou de bico no canto, marcando 2 a 1. A partida, então, ficou naquele banho-maria, e o Botafogo conseguiu entregar a rapadura: Romário, novamente de cabeça, empatou o jogo nos acréscimos, aos 46 minutos.

Próximos jogos

Eliminado do Campeonato Carioca, o Botafogo volta agora todas as atenções para a Copa do Brasil. Daqui a uma semana e meia, o Glorioso faz o primeiro jogo pela terceira fase contra o Juventude, no dia 4 de abril, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Depois, o jogo de volta é na semana seguinte, dia 11, às 19h15, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Campeonato Brasileiro só começa no dia 27 de abril, enquanto a Copa Sul-Americana só retorna no fim de maio.

FICHA TÉCNICA
AMERICANO 2 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Eucyr Resende de Mendonça
Data/Hora: 24/03/2019 – 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Gabriel Conti Viana e Ivan Silva Araújo
Renda e público: R$ 20.440,00 / 825 pagantes / 880 presentes
Cartões amarelos: Gabriel e Matheus Gama (AMR); Gustavo Ferrareis (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Alex Santana 5’/2ºT (0-1), Romário 13’/2ºT (1-1), Rodrigo Pimpão 25’/2ºT (1-2) e Romário 46’/2ºT (2-2)

AMERICANO: Luiz Henrique; Admilton, Gabriel e Espinho; Sanderson, Matheus Gama, Nathan (Gustavo Tonoli 9’/2ºT) e Vandinho (Di María 30’/2ºT); Rafinha (Ricardinho 12’/2ºT), Romário e Daniel Marins – Técnico: Josué Teixeira.

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Alex Santana (João Paulo 20’/2ºT), Cícero e Gustavo Ferrareis (Luiz Fernando 20’/2ºT); Rodrigo Pimpão (Igor Cássio 41’/2ºT), Diego Souza e Erik – Técnico: Zé Ricardo.

Fonte: Redação FogãoNET