A Arena Botafogo, finalmente, está liberada para jogos. O estádio recebeu o aval do Grupamento Especial de Policiamentos em Estádios, o Gepe, na manhã desta sexta-feira (24). Antes, os laudos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) já haviam sido adquiridos pelo clube de General Severiano.

A data de estreia da Arena ainda não está definida. O Botafogo tenta que a partida contra o Santa Cruz, no próximo dia 3, marque a primeira vez da equipe no local, no entanto o duelo está marcado para Juiz de Fora e a CBF não admitiu a possibilidade de mudança quando consultada. Com isso, a inauguração da nova casa botafoguense pode ser no clássico frente ao Flamengo, no dia 16 de julho. Os rivais já se enfrentaram na Ilha do Governador, no Brasileirão de 2005.

O comandante do Gepe, o Major Silvio Luis, ao portal Globo Esporte, afirmou que todas as exigências feitas por eles foram cumpridas e elogiou bastante a Arena Botafogo, afirmando que o projeto ficou excelente.

“Todas as nossas exigências foram cumpridas, não há nenhum impeditivo para que aconteça clássicos. É a mesma condição de São Januário, o único impedimento é a questão dos 10% da carga para o visitante. O estádio está com uma proteção muito grande no setor visitante, com possibilidade de torcedores desembarcarem e comprarem ingressos já do lado de dentro, além de acessar a área deles já por uma roleta no interior. O monitoramento é compatível, dentro das proporções, ao Maracanã, com câmeras pegando todas as áreas em alta resolução, filmando a parte externa, a entrada… O projeto ficou excelente”.

Fonte: Esporte Interativo e Globoesporte.com