Na noite de sábado, recebi um vídeo com o trabalho em andamento nas obras na Arena Botafogo, estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Márcio Padilha, vice-presidente de Comunicação do Botafogo, tinha ido lá e compartilhou as imagens.

Na sequência, ainda no sábado, pedi para ir até lá e ver como estavam as obras. Aproveitei a ida do Padilha no domingo de manhã e fui até lá ver o registro. Acho que essa matéria merece um desdobramento, porque aproveitei para fazer uma experiência sobre o tempo de chegada e alguns locais para estacionamento etc.

A visita durou cerca de uma hora e passamos por vários locais, incluindo gramado, vestiários e sala de coletiva, sem falar em uma olhada lá do alto da cobertura para uma visão geral. Além de algumas explicações dadas pelo Márcio Padilha, na entrevista neste post.

Para facilitar a leitura, vou colocar em tópicos o que vi por lá. Se tiverem mais dúvidas me passem, por favor, para ir atrás das respostas. Acredito que para uma primeira visita, temos informações importantes para compartilhar.

Atualizando sobre as cores das arquibancadas provisórias: Depois de tanta reclamação no Twitter, fui apurar sobre a questão das cores usadas na montagem. Cheguei a tentar ver os documentos de sinalização, disponível nos Bombeiros, mas não era uma pesquisa simples. Continuamos apurando e vamos lá: Olhando eu acho que são vermelhas, mas a informação é que são laranjas. O outro ponto é que não é exigência dos Bombeiros, como foi informado a nós, e sim padrão da empresa que está fazendo a montagem e serão pintadas de preto e branco (informação recebida na manhã de segunda-feira). Outra informação recebida – O projeto previa que as arquibancadas seriam cobertas por uma chapa metálica em forma de degrau. A Madeira não apareceria. Os fornecedores não possuem as chapas para fornecer devido à redução de produção. Assim os assentos serão cobertos com borracha. A parte frontal deverá ficar descoberta e será pintada.

  • A previsão da data de entrega era 12 de junho, mas pelo que observamos vai ser difícil cumprir o prazo, mas não acredito em muita demora. Acho que ainda em junho. Não gosto de chutar essas datas e o melhor é ir acompanhando.
  • No domingo, eram 100 operários trabalhando e durante a semana esse número é maior. O horário do trabalho, pelo que informou Padilha é de 24h.
  • Vestiários estão sendo pintados e reformados.
  • Capacidade para 18 mil torcedores.
  • Divisão de torcidas será de 90-10.
  • Área social – cadeiras – estava sendo limpa pela mesma equipe que fazia o trabalho no Estádio Nilton Santos.
  • O acesso do ônibus do Botafogo passará por área onde a torcida pode acompanhar.
  • Arquibancada para visitante totalmente separada, inclusive com possibilidade de entrada de ônibus e com bilheteria interna para evitar confusão entre torcidas.
  • Gramado foi nivelado e ainda está recebendo tratamento. Essa informação foi retificada por ele nessa segunda – Informou que são laranjas e que é padrão da empresa contratada.
  • A empresa que está colocando as arquibancadas é a mesma que está fazendo outros trabalhos semelhantes para a Rio 2016.
  • Haverá um vestiário preparado para a arbitragem feminina.
  • Segundo as informações, as obras estão sendo feitas com a verba de manutenção que era do Estádio Nilton Santos.
  • Estão preparando a parte de imprensa, com área para TV, rádios e jornais impressos/internet. Pontos de energia sendo colocados no gramado.
  • Sala de coletiva, será compartilhada só com a Portuguesa.

O anúncio da Arena Botafogo foi feito no final de abril junto com a divulgação do Programa Sócio-Torcedor Brasileirão. Confira a matéria completa aqui.

 

Algumas observações:

  • Jogos no fim de semana devem ser menos complicados pra chegar. Levei 20 minutos do Maracanã até a entrada. Saindo da Linha Vermelha, pegar a Estrada do Galerão por 4km, três ruas (virando direita e esquerda) e cheguei. Usei o GPS, mas era muito simples.
  • Acessos de torcidas serão separadas no entorno, evitando problemas.

arena botafogo arena botafogo 14 arena botafogo 13 arena botafogo 11 arena botafogo 6 arena botafogo 7 arena botafogo 8 arena botafogo 10 arena botafogo 5 arena botafogo 4

panoramica2 arena botafogo 15 arena botafogo 16 arena botafogo 17

 

 

Fonte: Blog Fim de Jogo