Apesar de toda expectativa pelo retorno à Copa Libertadores após 18 anos, o torcedor do Botafogo terá dificuldade para acompanhar seu time pela TV aberta na competição. Com a definição da tabela do torneio, o clube de General Severiano viu uma verdadeira goleada do Flamengo nas transmissões da Globo para o Rio de Janeiro durante a fase de grupos e ficou muito incomodado com a situação.

Caso passe pelo Deportivo Quito na primeira fase, o time alvinegro não terá nenhum dos seis jogos transmitidos em canal aberto, já que todas as partidas estão marcadas para horários que estão fora da faixa de futebol da TV Globo – quarta-feira, às 22h.

Oficialmente, o clube não fala do assunto, mas se mostra bastante indignado. A reclamação é que o clube é frequentemente tratado com descaso pela Globo e que isso não é uma exclusividade da Libertadores. A diretoria pretende fazer uma reclamação formal, embora ainda saiba que terá que avançar á fase de grupos para ter esse direito.

E as chances de mudanças no quadro são quase nulas. O representante da Conmebol no Brasil, Hildo Nejar, disse que a situação já foi definida e assinada por todos os clubes, que tinham que assinar um documento até a última quinta-feira, o que foi feito. Ele reclama da insatisfação do Botafogo e vê uma possível alteração com pessimismo.

“Agora para mudar é mais complicado, pois precisa do consentimento do adversários dos jogos que seriam modificados. Não é uma coisa simples de se fazer e nem sei já foi feito alguma vez. O problema é que todo mundo teve que assinar um documento aceitando todas as condições. Eles assinam e depois reclamam de como funciona. Não é tão simples. Depende da televisão de outros países também”, disse Hildo Nejar ao UOL Esporte.

Procurada pela reportagem, a TV Globo disse que como o Botafogo ainda não está na fase de grupos da Libertadores não tinha motivos para reclamar. A emissora, no entanto, se mostrou aberta para um novo contato quando a próxima fase da competição internacional for decidida e não descartou a possibilidade de mudar o horário dos jogos.

Para avançar à fase de grupos, o Alvinegro terá que passar pelo Deportivo Quito-EQU, que manda seus jogos no Estádio Olímpico Atahualpa, a 2.850 metros de altitude. A primeira partida, no Equador, está marcada para o dia 29 de janeiro. Já a segunda, no provavelmente Maracanã, será no dia 4 de fevereiro.

O Flamengo, por sua vez, está no Grupo 7 da Copa Libertadores, ao lado de Bolívar-BOL, Emelec-EQU e Léon-MEX. O Rubro-negro estreia na competição internacional na quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 22h, no México.

Fonte: UOL