Botafogo tem conversa avançada para emprestar o lateral-direito Fernando, de 19 anos, ao Lille, da França Promessa da base, o jogador será cedido por um ano, com prioridade de compra. O valor dos direitos econômicos está fixado em 3 milhões de euros (R$ 13.018.800,00). Internamente, a diretoria alvinegra admite a possibilidade de vender o atleta ao término do compromisso.

A expectativa é que Fernando realize uma boa temporada para ser valorizado no futebol europeu. Destaque do time Sub-20, ele tem contrato com o clube até dezembro de 2020. O coordenador geral das divisões de base do Botafogo, Manoel Renha, disse ao Portal “Eu, Rio!”, que faltam alguns detalhes para que o acerto seja concretizado.

“Hoje o Botafogo tem 100% do Fernando. Agora, ainda está sendo discutido á minuta do contrato. Está adiantado, mas não totalmente fechado. E qualquer coisa referente ao direito de empréstimo á gente só pode divulgar quando o contrato estiver assinado. Até lá no Portal de Transparência do Botafogo. Neste momento estamos aguardando o Lille mandar a minuta do contrato para ver se está tudo certo”, revelou o dirigente.

Manoel Renha disse que vê com bons olhos a transferência de Fernando para o futebol francês. Colocar o atleta na Europa, em uma liga importante, será fundamental para valorizá-lo no futuro.

“A gente entende que pode ser uma experiência interessante, de viver em outro país, hoje campeão do mundo. Pode ser que futuramente eles exerçam a opção de compra, Botafogo ainda vai manter um percentual. E caso não exerçam a gente entende que o atleta volta muito mais maduro com uma experiência internacional. Em função disso, a gente achou que é uma oportunidade interessante”, disse.

Na vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre a Chapecoense, nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Marcos Paquetá relacionou oito jogadores formados nas divisões de base do clube. Para Manoel Renha, isso é reflexo do bom trabalho feito pela diretoria para valorizar a prata da casa.

“Contra a Chapecoense tivemos o Saulo, Marcinho, Igor Rabello e Matheus Fernandes escalados no time titulares. São quatro jogadores feitos em casa. No banco de reservas o Paquetá colocou o Leandrinho, Ezequiel, Juan, Igor Cassio. Isso mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.

Passado tricolor

O que poucos sabem, é que a joia da base alvinegra, iniciou a sua carreira no Fluminense. Ele é cria do futsal e depois foi promovido ao futebol de campo. Na época, o jogador estava insatisfeito com a falta de oportunidades e resolveu mudar de ares. Contratado em 2014, Fernando chegou a treinar entre os profissionais quando Jair Ventura foi técnico do Botafogo. Na atual temporada, ele fez dois gols e disputou 18 partidas, sendo 11 pelo Campeonato Carioca da categoria.

Características

Fernando é uma das referências da base do Botafogo. Tem como principais características o drible curto, a subida ao ataque e o forte cabeceio. É alto, ágil e tem boa visão de jogo. Tem veia artilheira sendo decisivo em lances de bolas paradas ofensivas. Em 2017, fez três gols pela equipe Sub-20.

Fonte: Eu, Rio!