O Botafogo de Futebol e Regatas informa que Gustavo Campos é o novo Coordenador Médico do time profissional. Dr. Gustavo foi Coordenador Médico do Comitê Olímpico Brasileiro, estando nas Olimpíadas de Londres em 2012 e há dois anos trabalhava nas categorias de base do clube. Rodrigo Kaz segue como chefe da área ortopédica.

“Estou muito feliz  e extremamente entusiasmado com projeto. É muito importante a visão da área médica integrada com todos os setores envolvidos na saúde do atleta”, afirmou Gustavo Campos.

Desde o final da temporada, Gustavo Campos já vinha elaborando o plano de ação para a partida do dia 29 de janeiro, contra o Deportivo Quito, no Equador, válido pelo jogo de ida da primeira fase da Libertadores. Após diversas reuniões com a comissão técnica, ficou decidido que a equipe irá chegar em Guayaquil no dia 28 e subir para Quito apenas no dia do jogo. A intenção é priorizar os treinamentos da pré-temporada e o ritmo de jogo para que a equipe chegue mais bem preparada na estreia da Taça Libertadores.

“Neste momento, não existe o cenário ideal. Jogar na altitude nunca será fisiológico. Pesamos todas as variáveis e nesse momento é mais importante os treinamentos da pré-temporada para que a equipe chegue em condições de suportar bem a altitude”, afirma Gustavo Campos.

Segundo Gustavo, na pré-temporada serão feitas todas as avaliações visando a saúde geral de cada atleta e, nesse momento, já será essencial orientá-los sobre a adaptação a altitude. “A altitude de Quito é considerada média altitude. Com isso, o risco de desenvolvimento de alguma doença é pequeno. Existe a chance de algum desconforto ou mal estar, porém, a equipe estando bem preparada, conseguimos minimizar bastantes estes riscos”, disse. 

Confira abaixa a ficha de Gustavo Campos:

Nome: Gustavo Emilio Arcos Campos
Data de Nascimento: 13/05/1973
Local: Rio de Janeiro, RJ
Formação: Médico com formação em medicina do esporte e cardiologia.
Experiência:
Coordenador Médico da base do Fluminense
Coordenador Médico do futebol profissional do Fluminense
Coordenador Médico do Al Whada, dos Emirados Árabes
Coordenador Médico do Comitê Olímpico Brasileiro – COB
Coordenador Técnico da área médica nas Olimpíadas de Londres, 2012.
Coordenador Clínico da base do Botafogo

Fonte: Site oficial do Botafogo