Se a vitória sobre o Grêmio fez o Botafogo dormir na segunda colocação do Brasileiro, com cinco pontos, os resultados dos jogos de domingo logo tiraram os alvinegros desse posto — agora, é o quinto colocado. Em outro ranking, no entanto, o time segue em destaque. A equipe de Alberto Valentim é a pior do campeonato em conclusões de jogadas. São 29 finalizações erradas, número que garante uma liderança nada desejada.

— Os pontos conquistados contra o Grêmio são importantes. Mas precisamos melhorar nesse quesito. Não só nele. Mas talvez eu tenha evidenciado mais. Falei após o jogo contra o Sport (1 a 1, na segunda rodada) que ainda não tínhamos saído de campo com o goleiro adversário como o melhor em campo — admitiu Alberto Valentim.

O duelo contra o Sport foi citado porque marcou o pior desempenho do Botafogo neste quesito. Foi apenas uma finalização certa em dez tentativas — 10% de acerto, contra os 27% registrados no jogo de estreia, contra o Palmeiras. Na vitória sobre o Grêmio, o Alvinegro já ensaiou uma evolução: 37% (acertou três em oito oportunidades). A importância de se melhorar neste fundamento fica evidente quando o time alcança seu primeiro triunfo no Brasileiro justamente graças a uma conclusão certeira de Gilson.

— Foi o gol mais bonito da minha carreira — admitiu o lateral esquerdo.

A pontaria exibida por Gilson pode servir de exemplo para Matheus Fernandes. Dos jogadores alvinegros, ele é o pior em finalizações, com seis erradas. Em segundo, vem Rodrigo Lindoso, com quatro. Na lista de quem mais acertou, Leo Valencia lidera, com três chutes na direção do gol. Nenhum deles, contudo, entrou.

Fonte: Extra Online