A CBF divulgou a tabela de datas e horários das 11 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2016. Levando em conta os horários tradicionais nos quais são transmitidas partidas na TV Aberta (Globo e Band), é possível determinar quais e quantos jogos vão passar para o grande público que não tem Sportv e/ou PFC.

bofgt-400x260

O Botafogo vai ter apenas duas partidas transmitidas na Rede Globo nestes 11 primeiros jogos, sendo uma destas o clássico contra o Fluminense. Ou seja, o Botafogo vai ter apenas um duelo contra times de fora do Rio de Janeiro.

Confira a lista de jogos que vão ser televisionados a emissora de Roberto Marinho:

Fluminense x América-MG
Flamengo x Grêmio
Fluminense x Palmeiras
Botafogo x Fluminense
Fluminense x Atlético-MG
Flamengo x Palmeiras
Fluminense x Grêmio
Flamengo x Cruzeiro
Fluminense x Sport
Fluminense x Santos
Botafogo x Internacional

Desta forma, o Flamengo vai ter 3 jogos na Globo, o Fluminense 7 e o Botafogo apenas 2. Esta divisão causa certo estranhamento por alguns fatores, tais como:

– O Botafogo ser praticamente ignorado pela emissora mesmo com histórico de audiência média semelhante à Vasco e Fluminense.

O Flamengo, que costuma ter uma média de audiência um pouco acima dos rivais cariocas, ter apenas três jogos na TV durante este período.

O Botafogo sempre foi deixado de lado pela emissora carioca, o que gerava e ainda gera reclamações por parte dos botafoguenses. Em 2016, com apenas três times, já que o Vasco está na Série B, a expectativa era de que a distribuição de número de jogos transmitidos fosse mais equilibrada, porém aparentemente não é o que vai acontecer.

Este descaso não é nenhuma novidade. Pegando um exemplo recente, o Botafogo teve apenas um jogo transmitido na Globo, desconsiderando os clássicos, durante o Campeonato Carioca deste ano. O Botafogo vai chegar a junho de 2016 com apenas duas partidas na Globo contra times que não sejam seus rivais tradicionais: Flamengo, Vasco e Fluminense.

É difícil compreender a justificativa da emissora, visto que as audiências são próximas.

Se o Botafogo deveria fechar com o Esporte Interativo ou não já não deve ser mais uma discussão, já que o clube renovou com a Globo.

Então vamos boicotar a Globo quando ela transmitir nossos jogos, certo?

Não. Ao menos, não é recomendável. Uma queda de audiência nas partidas do Botafogo daria uma desculpa para eles pararem definitivamente de passar os jogos do alvinegro. É de extrema importância que a Globo transmita o maior número de jogos possível, pois é nela que há o grande público, ao contrário de nichos fechados como o PFC. É interessante e vantajoso ter as partidas televisionadas na TV Aberta por uma série de motivos como exposição da marca, possibilidade de patrocínios e aumento de torcida.

banner3-595x240

Portanto, é necessário que a diretoria alvinegra no mínimo busque algum tipo de explicação para tamanha má vontade da Globo com o Botafogo. Ano após ano isso se torna pior e o número de jogos transmitidos cai. Não podemos ignorar e ficar de cabeça baixa. Entendemos que não só o Botafogo como vários outros clubes tem uma certa dependência devido ao valor de cotas, mas o mínimo esperado é uma mudança de atitude e maior número de jogos transmitidos.

Fonte: Fala Glorioso