Quase rebaixado para a Série B do Brasileiro, cheio de dívidas e com problemas financeiros, o Botafogo vai eleger o seu novo presidente nesta terça-feira, em votação que vai acontecer das 9h às 21h, na sede de General Severiano. O pleito tem quatro candidatos na disputa, Carlos Eduardo PereiraMarcelo GuimarãesThiago Cesário Alvim e Vinícius Assumpção, e todos eles se dizem oposição ao criticado atual mandatário do clube, Maurício Assumpção. Quem vencer vai tomar posse de cargo já nesta quarta-feira para comandar o Alvinegro pelo próximos três anos.

Em entrevistas realizadas pelo ESPN.com.br na última semana, os candidatos responderam às mesmas perguntas sobre assuntos pré-definidos. A eleição para presidente do Botafogo acontece nesta terça-feira, e quem tiver mais votos vai comandar o clube no triênio de 2015, 2016 e 2017.

 

A eleição no Botafogo é direta e 1.785 sócios-proprietários estão aptos a votar. A chapa que vencer terá o presidente, o vice e 140 nomes no Conselho Deliberativo. A chapa que ficar em segundo lugar tem direito a indicar 14 nomes para o Conselho, mas apenas se tiver mais de 20% dos votos.

A principal missão da nova diretoria será recuperar financeiramente o clube e, paralelamente a isso, tentar montar um time de futebol competitivo, muito provavelmente para disputar a Segunda Divisão do Brasileiro em 2015 e tentar retornar à elite. Faltando duas rodadas para o fim da competição, a equipe tem mínimas chances de evitar o rebaixamento.

Além disso, por causa de dívidas fiscais e trabalhistas, o Botafogo sofre com penhoras e bloqueios de receitas que complicam cada vez mais a situação do clube, que conviveu neste ano com atrasos salariais, insatisfação de jogadores e algumas polêmicas.

Nas entrevistas por telefone ao ESPN.com.br, os candidatos apresentaram suas propostas sobre diversos temas, entre eles o planejamento para o futebol, os planos para o Engenhão, categorias de base, marketing, programa de sócio-torcedor. Cada um deles falou sobre suas ideias para fortalecer novamente o Alvinegro carioca.

Fonte: ESPN.com.br