Hoje o Botafogo entra em campo com mais do que uma simples vitória em jogo. Caso vença o Barcelona de Guayaquil, às 21h45 (horário de Brasília), no Equador, o alvinegro assume a liderança isolada do grupo 1 e praticamente assegura sua vaga nas oitavas de final na Libertadores. Desde que a competição começou a contar com 32 equipes na primeira fase, apenas uma vez um time que venceu as três primeiras partidas foi eliminado: o América de Cali, em 2005. A classificação deflagraria o melhor momento do Botafogo no futebol internacional em décadas — a última vez em que o clube chegou às oitavas de uma Libertadores foi em 1996.

Mesmo que não vença, o alvinegro continua na zona de classificação após a rodada e dependerá apenas de si, com duas partidas em casa pela frente.

AIRTON E MONTILLO FORA

O Barcelona é um dos cinco clubes com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas — grupo que também inclui o próprio Botafogo

A força do adversário é mais preocupante até do que os desfalques do alvinegro, que, além das baixas antigas (os laterais direitos e o goleiro Jefferson), não terá Aírton e Montillo, que sequer viajaram. Victor Luís, Rodrigo Pimpão e Carli não treinaram com bola na segunda-feira, mas não preocupam para hoje. Ontem, o clube não pôde treinar no Equador devido a uma chuva forte que alagou todo o campo. A escalação de hoje deve ser parecida com a da vitória sobre o Atlético Nacional.

Por outro lado, o Barcelona de Guayaquil deve ter três desfalques importantes: Damián Díaz, suspenso; e Matías Oyola e Erik Castillo, lesionados. O time vem de uma derrota num clássico no domingo, para o rival Emelec, por 1 a 0.

Ontem, na Argentina, o Estudiantes derrotou o Atlético Nacional por 1 a 0 e chegou a três pontos, deixando o time colombiano com zero

FICHA DO JOGO

Barcelona: Banguera, Velasco, Aimar, Mena e Piñeda; Gabriel Marques, Segundo Castillo (Matías Oyolla), Marcos Caicedo e Ely Esterilla; Jonathan Álvez (Erick Castillo) e Ariel Nahuelpan.

Botafogo: Gatito Fernández, Emerson Santos (Marcelo), Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger.

Juiz: Jesús V. Sáez (VEN)

Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

Horário: 21h45m.

Transmissão: Sportv e Rádio Globo/CBN.

Fonte: O Globo Online