O Botafogo recebe o Cruzeiro nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro, em confronto válido pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida reúne duas equipes que estão dando sinais de reação na temporada, após passarem um tempo na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Também por isso, ambos os técnicos esperam duelo equilibrado.

“O Cruzeiro vem subindo de produção como o Botafogo, tem um treinador que conta com a confiança de todos no grupo e sabe o que quer na temporada. O Botafogo também pensa na conquista da Copa do Brasil e em subir rapidamente no Brasileiro. Portanto, são grupos ambiciosos e que venderão caro um possível resultado negativo. Isso torna os confrontos equilibrados”, disse Jair Ventura, comandante botafoguense.

“Esse será um jogo diferente, em um estádio mais modesto, onde o torcedor fica muito perto do campo, pressionando. Vamos precisar estar atentos a essas questões e lembrarmos que é uma partida de 180 minutos, com o segundo tempo sendo disputado no Mineirão. Temos que levar a decisão para lá”, disse Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, lembrando do jogo da volta, previsto inicialmente para o dia 21 de setembro.

Em termos de escalação, Jair Ventura pretende manter a base do jogo passado, porém, não está descartada a possibilidade de preservar o volante Aírton por conta de desgaste muscular. Neste caso, Fernandes começa jogando. Outros atletas que estão desgastados, como o zagueiro Emerson Santos, o meia Camilo e o atacante Neilton também podem começar no banco.

Do lado do clube mineiro, Mano Menezes tem seu time considerado ideal – evidentemente observando o que tem a disposição. Para a partida diante do Botafogo a equipe terá apenas uma alteração em relação ao time que venceu o Santa Cruz, por 2 a 0, no Mineirão. O volante Henrique volta ao grupo principal na vaga de Lucas Romero.

No último treinamento na Toca da Raposa II, antes do duelo contra a equipe carioca, Mano fez um trabalho com Henrique e Ariel Cabral. Ambos são atletas de confiança do treinador desde 2015, em sua outra passagem no clube – o brasileiro por causa de sua boa capacidade defensiva, o argentino pela eficiência em levar a bola da defesa para o ataque. Para o brasileiro, a camisa do Cruzeiro é pesada na Copa do Brasil e a equipe vai entrar forte para tentar mais um título na competição.

“Cruzeiro, pela sua história, títulos conquistados, entra forte nas competição, na Copa do Brasil, o clube tem um histórico bom. Queremos dar continuidade as vitórias, sabemos como é difícil, mas o Cruzeiro está focado nos triunfos. Vamos buscar o título, sabendo das dificuldades e que o caminho é longo”, destacou.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CRUZEIRO

Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2016, quinta-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Herman Brumel Vani (ambos de SP)

BOTAFOGO: Sidão; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Aírton (Fernandes), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá. Técnico: Jair Ventura

CRUZEIRO: Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Arrascaeta; Rafael Sóbis e Ramon Ábila. Técnico: Mano Menezes

Fonte: ESPN.com.br