Semifinalista do Campeonato Brasileiro Sub-20, finalista do Campeonato Carioca Sub-20 e campeão da Taça Guanabara e do Torneio OPG, o Botafogo coleciona conquistas na base. Dois atletas que estão nos juniores serão incorporados logo após o encerramento do Brasileiro Sub-20: o zagueiro Marcelo e o volante Matheus Fernandes.

Ambos já treinaram pelos profissionais e foram relacionados para alguns jogos no time de cima, mas estão na categoria sub-20 para ganhar mais rodagem. O Botafogo disputa as finais do Carioca Sub-20 contra o Flamengo na quarta-feira, em Nova Iguaçu, e no sábado, na Ilha do Governador. Já as semifinais do Brasileiro Sub-20, contra o Coritiba, serão apenas nos dias 24 e 31 de agosto.

– O Marcelo e o Matheus Fernandes já têm contrato profissional e vão subir depois do Brasileiro sub-20. Por estarmos envolvidos em competições de um nível importante, achamos melhor eles jogarem para não perderem ritmo de jogo – explica o coordenador das categorias de base do Botafogo, Manoel Renha, ao Globoesporte.com.

Outros dois nomes que vêm se destacando e que já figuraram em treinos do profissional podem ser promovidos também: o atacante Renan Gorne, artilheiro do Carioca Sub-20 com 20 gols, e o meia Bochecha.

– Eles estão sendo observados para uma possível participação na pré-temporada de 2017, que seria a fase final de avaliação. Ambos têm muito potencial. Esse é um processo que passa pela avaliação na base, dos auxiliares do elenco profissional, mas a palavra final é do Ricardo Gomes. É claro que havendo a possibilidade, ele pode puxar a qualquer momento. Mas agora acredito que o elenco profissional tenha até mais nomes do que ele gostaria de trabalhar. Essa integração com a base melhorou bastante desde a chegada do Ricardo ao Botafogo. As coisas agora estão bem mais estruturadas e sendo realizadas com calma – contou Renha.

Fonte: Globoesporte.com