Botafogo joga contra o Bahia neste domingo, às 16h, por dupla recuperação

0 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Das vinte e uma partidas disputadas até agora pelo Brasileiro, o Botafogo jogou cinco delas com times mistos ou reservas — contra Corinthians, Atlético-GO, Cruzeiro, Grêmio e Ponte Preta. A tendência se acentuou recentemente: o alvinegro entrou com reservas nas três últimas rodadas, sempre para poupar jogadores antes de um mata-mata. Hoje, às 16h, contra o Bahia, na Fonte Nova, a história começa a mudar.

A frustração na Copa do Brasil tem uma consequência clara: a partir de agora, o Brasileiro receberá mais atenção. Com isso, espera-se que o time tenha um melhor desempenho em campo para alcançar os seis primeiros colocados. Jair Ventura já citou a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil como positiva para o Brasileirão.

Nas cinco partidas com reservas, o time conseguiu uma vitória, dois empates e duas derrotas, aproveitamento de 33%. No campeonato inteiro, o aproveitamento é de 44%. Levando-se em conta só os jogos que disputou com equipe titular, pula para 48%. Se o time titular tivesse jogado sempre e mantivesse o aproveitamento, o Botafogo estaria na sexta posição.

Até aqui, o clube se encontrou numa sinuca de bico: precisava valorizar as competições de mata-mata, que eram a única chance real de um título na temporada e que representariam conquistas inéditas. Mas negligenciar o Brasileiro poderia dar errado, pois, se não vencer uma das duas competições e ficar fora do G-6, o clube não joga a Libertadores ano que vem. Até o momento, houve razoável sucesso de se equilibrar entre campeonatos: mesmo poupando em vários jogos, o alvinegro se mantém a dois pontos da zona de classificação para a pré-Libertadores.

Titulares retornam

Hoje, o Botafogo deve voltar a usar titulares depois de três rodadas — os que estiverem disponíveis. Rodrigo Pimpão e Carli, suspensos quarta-feira passada, por exemplo, são nomes certos. O zagueiro já foi titular na semana passada, contra a Ponte Preta; Pimpão ficou no banco.

Matheus Fernandes, com o tornozelo esquerdo inchado, está fora da partida. Os meias Leandrinho e Marcos Vinícius disputam a posição. Na lateral, Arnaldo pode ganhar a vaga de Luís Ricardo.

Já o volante Airton, que fraturou a fíbula do pé direito no clássico contra o Flamengo há cerca de três meses, entrou na fase final de fisioterapia e deve iniciar os treinos em campo no mês que vem.

BAHIA X BOTAFOGO

Bahia: Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson, Renê Júnior, Régis, Mendoza e Zé Rafael; Rodrigão.

Botafogo: Gatito (Jefferson), Luís Ricardo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Lindoso, Leandrinho (Dudu Cearense), Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.

Juiz: Héber Roberto Lopes (SC).

Local: Fonte Nova, em Salavador.

Horário: 16h.

Transmissão: TV Globo, Premiere e Rádio Globo/CBN.

 

Notícias relacionadas